ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

No Dia dos Pais, "Revoada de Pipas" reúne a família na Feira Central

Nyelder Rodrigues | 12/08/2012 17:52
Enquanto alguns terminavam de montar as pipas ou aguardavam a companhia dos pais, outros se anteciparam e já começaram a brincadeiras antes da competição (Foto: Nyelder Rodrigues)
Enquanto alguns terminavam de montar as pipas ou aguardavam a companhia dos pais, outros se anteciparam e já começaram a brincadeiras antes da competição (Foto: Nyelder Rodrigues)

Pipas tradicionais, grandes, pequenas, em formato de aves, morcegos, pipa de tudo que é jeito. Para alguns, não é nem pipa. É pandorga ou papagaio. Mas seja qual for o nome, o objeto que flutua é o mesmo.

E pipa não faltou nesta tarde no estacionamento da Feira Central de Campo Grande. Muitas ainda estavam sendo montadas, outras paradas, esperando um vento mais forte, ou um pai terminar a pipa do outro irmão.

Pais e filhos juntos, no Dia dos Pais, em uma brincadeira que fez parte da infância de muitos, e neste domingo uniu famílias, algumas por curiosidade, outras por causa dos pedidos dos filhos.

Entre os participantes da tarde de lazer na Revoada de Pipas estava Perez Junior, de 41 anos, que foi almoçar na Feira Central e acabou indo com os filhos Rodrigo, de sete anos, e Matheus, de um ano e meio. Lá ele acompanhou a Oficina de Pipas e depois, foi brincar com o filho.

“Foi ótima essa iniciativa de reunir família, isso deveria acontecer mais vezes” comenta Perez. Ele conta que quando criança, era mais um entre tantas outras crianças que se divertiam soltando pipa. “É muito bom relembrar essa brincadeira antiga”.

O filho de Perez, Rodrigo, acompanhou o pai na Oficina de Pipas e foi junto com ele brincar. “Eu soltava muita pipa, mas aí elas começaram a estragar muito. Meu pai sempre comprava essas de morcego para mim, mas sempre estragavam, então eu parei”, explica o entusiasmado Rodrigo.

Já Fernando Gonçalves, de 34 anos, conta que na infância era o “rei da pipa” na rua onde morava, em Araçatuba (SP), interior do Estado de São Paulo. “Nas férias, era pipa o dia inteiro. Só parava para almoçar, e olhe lá”, afirma.

Ele levou com ele o filho Andrey, de 8 anos, já com pipa pronta, apenas para soltar. “Todo mundo hoje trabalha e acaba não tendo tempo de ensinar certas brincadeiras para os filhos. Acho que aqui estou tendo uma boa chance para isso”.

Enquanto o pai conversava com a reportagem, o pequeno Andrey tentava erguer sozinho a pipa, sem sucesso. Porém, ao invés de desistir, ele pediu ajuda ao pai. “Pai, levanta a pipa de novo que eu não consigo”.

No local haviam pipas de vários estilos, desde os tradicionais até imitações de morcego e aves (Foto: Nyelder Rodrigues)
No local haviam pipas de vários estilos, desde os tradicionais até imitações de morcego e aves (Foto: Nyelder Rodrigues)

Revoada das Pipas - A Revoada das Pipas, realizada dentro da programação do Festival do Sobá, começou às 13h, com a Oficina de Pipas, onde o servidor da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Adriano Lipoli, ensinou várias crianças e alguns pais e mães técnicas de como montar a pipa da melhor maneira, além de orientar sobre os riscos do uso de cerol nas linhas.

Já por volta das 15h, começou a competição que avaliará qual a maior pipa, a menor, e a mais original. Como prêmio, o vencedor de cada uma das três categorias vão receber um cd da dupla Milionário e José Rico, um vale-sobá e uma cumbuca de sobá. Além disso, o vencedor da categoria geral vai ganhar quatro diárias para a família no Hotel Fazenda Pontal das Águas.

Para Adriano Lipoli, um dos objetivos do evento é reunir a família. “Além de homenagear os pais, queremos juntar a família aqui, pai, mãe, avó, todo mundo com as crianças. Também estamos resgatando um brinquedo antigo”, conta.

Nos siga no Google Notícias