ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Por conta própria, casa faz vingar projeto que traz mitos do samba à cidade

Lucas Arruda | 26/09/2015 07:45
Nelson Sargento é presidente de honra da Mangueira e se apresentou na noite de ontem no Birô Brasileiro (Foto: Fernando Antunes)
Nelson Sargento é presidente de honra da Mangueira e se apresentou na noite de ontem no Birô Brasileiro (Foto: Fernando Antunes)

No Rio de Janeiro é comum ver na noite bares e rodas de samba por toda a cidade. Aqui, até podemos ver muito sertanejo, mas os sambistas também têm seus redutos. Atrás deste público, o Birô Brasileiro começou o projeto Candeeiro, que traz grandes cantores de samba do País à Capital, há quase dois meses. E não é que deu certo.

Já se apresentaram no local, Moacyr Luz, Monarco e na quinta a noite foi comandada por Nelson Sargento, que é o presidente de honra da escola de samba carioca Mangueira, melhor curriculo, impossível.

Ana Cristina estava pela primeira vez num show do projeto e pretende voltar (Foto: Gerson Walber)
Ana Cristina estava pela primeira vez num show do projeto e pretende voltar (Foto: Gerson Walber)

Quando o sambista entrou no palco, a empolgação foi geral. Apesar de ter mesas, muitos casais levantaram e começaram a dançar.

“Já vim aqui outras vezes, mas é a primeira vez que venho no projeto Candeeiro e estou achando muito bom porque não vemos os sambistas de raiz por aqui. Eles fizeram parte da história do samba no país, é muito interessante termos a oportunidade de assisti-los”, comenta a gerente comercial Ana Cristina Dias Gomes.

Ela estava com a filha, Lara Dias, que apesar de ter somente 14 anos já é uma passista de primeira. A garota foi passista por oito anos da verde e rosa de Campo Grande, a Vila Carvalho. Hoje desfila pela Igrejinha, mas a paixão pela Mangueira ainda é forte. Por conta da torcida que tem pela escola de samba carioca, foi convidada pelo dançarino da casa para sambar quando Sargento subisse no palco.

“Para mim é um grande privilégio, já que tem tantas mulheres, rainhas de samba daqui e me escolheram. Eu ouço muito samba com meus pais em casa, gosto bastante dele e de outros sambistas clássicos também”, afirma.

Lara Dias, de 14 anos, foi passista por 8 da Vila Carvalho e dançou quando Sargento subiu ao palco (Gerson Walber)
Lara Dias, de 14 anos, foi passista por 8 da Vila Carvalho e dançou quando Sargento subiu ao palco (Gerson Walber)

A idade pode ter pesado um pouco para o show. Sargento já está com 91 anos e neste quase um século de vida compôs mais de 400 músicas, como a pérola “Samba, agoniza, mas não morre”. A voz já não soa como nos dias passados, mesmo assim, quem estava ali não se arrependeu. “É espetacular termos apresentações deste porte, são as raízes da música brasileira”, ressalta a administradora Maria Alice Lordelo.

Mas as noites de samba no Birô Brasileiro não são só para quem gosta do estilo curtir. Jovens compositores do Estado tem a oportunidade de estar na mesma roda de samba com ícones do estilo.

Para Vinil Moraes, compositor e um dos organizadores do projeto, este intercâmbio os fazem crescer mais musicalmente. “Quanto mais você conhece estes músicos, se aproxima deles, você percebe que o samba é simplicidade. Aquilo que é muito rebuscado não traduz a natureza do estilo”, afirma.

Candeeiro – O projeto Candeeiro pretende realizar uma série de homenagens aos maiores compositores e instrumentistas da música brasileira dentro da Mesa de Sambas e Compositores do Birô Brasileiro.
Pelo menos numa quinta-feira de cada mês o espaço terá uma noite dedicada a artistas que marcaram o cenário artístico nacional.

Por meio disso eles querem proporcionar a difusão do artista de Mato Grosso do Sul e realizar uma troca de conhecimento entre compositores, instrumentistas, produtores e apreciadores do samba locais, com grandes nomes do cenário nacional.

O próximo show pelo projeto está agendado para o dia 22 de outubro. Dessa vez o músico que se apresenta é Tantinho da Mangueira, outro grande ícone do samba nacional.

Quer ter notícias bacanas na sua time line? Então curta o Lado B no Facebook!

O Candeeiro acontece pelo menos uma quinta-feira por mês no Birô Brasileiro (Gerson Walber)
O Candeeiro acontece pelo menos uma quinta-feira por mês no Birô Brasileiro (Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias