ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Diversão

Terceiro dia de Campão Cultural tem circo, artesanato e bateria da Vila Carvalho

Programação acontece em vários locais da Capital, com algumas das atrações hoje, na Esplanada Ferroviária

Bárbara Cavalcanti | 24/11/2021 10:56
Trecho do espetáculo "Gran Finale" da Cia. Pisando Alto. (Foto: Uári Skilo)
Trecho do espetáculo "Gran Finale" da Cia. Pisando Alto. (Foto: Uári Skilo)

Hoje (24), é o terceiro dia do Festival Campão Cultural e a programação terá circo e show da bateria da escola de samba da Vila Carvalho.

Durante a manhã, a maior parte da programação envolve oficinas e palestras nas escolas públicas de base da cidade e no Memorial Educativo da Fundação de Cultura. São oficinas e workshops voltados para a arte educação, patrimônio cultural e artes visuais.

Às 13h, a Companhia Pisando Alto, de Mato Grosso do Sul, apresenta o espetáculo Gran Finale. O espetáculo circense mostra uma história emotiva sobre dois velhinhos à espera dos familiares, envolvendo um pouco da história dos artistas de circo, bastidores e outros acontecimentos do dia a dia. A apresentação é na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, no Loteamento Marçal de Souza.

Espetáculo traz artes circenses para o público do Campão Cultural. (Foto: Uári Skilo)
Espetáculo traz artes circenses para o público do Campão Cultural. (Foto: Uári Skilo)

A Feira dos Saberes traz artesanato, oficinas, palestras e apresentações musicais com foco em cultura indígena e afro-brasileira. Haverá também a exposição Raiz da Trama, da arquiteta e designer Luciana Teixeira.

Serão peças criadas a partir do contato de Luciana com artistas da comunidade Quilombola de Furnas de Dionísio, de indígenas da etnia Guató, além de profissionais de selaria pantaneira. A Feira acontece na Esplanada Ferroviária, na Rua Calógeras, no Centro, das 14h às 22h.

Às 19h30, também na Esplanada Ferroviária, é o show da bateria da Vila Carvalho. A Escola foi a grande campeã do carnaval de 2019, com enredo em homenagem aos 50 anos da escola.

Veja a programação completa aqui:

ARTES VISUAIS

Live Paint com Gramaloka e Hyper (MG) - Collab entre os artistas visuais Gramaloka e Hyper, que estão pintando um graffiti em lateral de prédio no Centro da cidade, obra que vai valorizar etnografias e os povos originários locais.

Horário: Livre

Local: 14 de Julho com a Antônio Maria Coelho, Centro

COMEMORAÇÃO MARCO – 30 ANOS

Em celebração aos 30 anos do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, painéis de obras de arte especialmente selecionadas de seu acervo, contendo linguagens distintas, ficam expostas ao ar livre no Parque das Nações Indígenas.

Horário: Livre

Local: Parque das Nações Indígenas

PATRIMÔNIO CULTURAL

Ações de Educação Patrimonial - Atividades de ensino e aprendizado sobre os processos culturais e os bens culturais tombados e registrados em Mato Grosso do Sul e, a partir de suas manifestações, despertar nos alunos o interesse e sentimento de pertencimento Cultural.

Horário: 7h às 17h

Local: Escolas de Educação Básica de Campo Grande

ARTE EDUCAÇÃO

Ações de Arte Educação - Permitir, através de atividades de Arte Educação a serem desenvolvidas nas escolas com o Catálogo de Obras do Museu de Arte Contemporânea, que os alunos desenvolvam aspectos como sensibilidade, percepção, expressividade, o pertencimento, o reconhecimento, a consciência de si, do outro e das diversas culturas que os rodeiam.

Horário: 7h às 17h

Local: Escolas de Educação Básica de Campo Grande

PATRIMÔNIO CULTURAL

Oficina “Organização espacial de equipamentos culturais e identidade territorial: desafios e possibilidades em arquivos, bibliotecas e museus” com Antônio Sarasá (SP).

Horário: 7h30 às 11h30

Local: Memorial Educativo – FCMS

ARTES VISUAIS

Workshop Mural Arte Show com Paty Ladys e Erika Pedraza (MS)

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 16h30

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, Loteamento Marçal de Souza

ARTES VISUAIS

Exposição imersiva DIVERSOS na Galeria América Cardinal - uma exposição imersiva e coletiva com os artistas visuais Júlio Cabral (MS), Jeanne Karla (MS), Jonir (MS), Márcia Albuquerque (MS), Dudu Azevedo (MS), Erika Pedraza (MS), Gaphomett (MS), Gabriel (MS), Rebeca Rodrigues (MS), Maria Chiang (MS), Auá Mendes (SP) e VJ Suave (SP) que irá conduzir o público a um espaço digital onde irão vivenciar experiências multissensoriais.

Horário: 9h às 22h

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo

CIDADANIA

Juventude, Cidade e Patrimônio Cultural - Duas ações que envolvem um primeiro momento com roda de conversa, sobre juventude, identidade, cidadania, cultura e patrimônio cultural, e depois uma análise crítica e criativa para o planejamento da segunda ação, que envolve muralismo.

Horário: A partir das 9h

Local: Memorial Educativo - FCMS

MÚSICA

10h - Palestra Show com Jerry Espíndola (MS) - “O Caminho da Polca Rock”

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, no Loteamento Marçal de Souza

LITERATURA

Encontro da Rede de Leitura Inclusiva - “Leitura para todas as pessoas! As Ações de leitura inclusiva para as pessoas com deficiência no MS”

Horário: 13h às 17h

Local: Youtube da Fundação de Cultura (Veja aqui) 

ARTES CÊNICAS – CIRCO

Gran Finalle - Companhia Pisando Alto (MS)

Horário: 13h

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, no Loteamento Marçal de Souza

FOTOGRAFIA

Câmera Viajante com Tiago Pedro (PE) - A fotografia analógica, seus usos e costumes de ontem e hoje. Desde a teoria ao processo final da fotografia utilizando uma máquina fotográfica de madeira com 100 anos de idade.

Horário: 14h às 18h

Local: Memorial Educativo – FCMS - Museu da Imagem e do Som

AUDIOVISUAL

Oficina de Cinema Mudo para Crianças com Ally Collaço (SC) - Oficina prática, dentro da perspectiva mídia-educativa (aprender através do fazer), que proporciona uma iniciação ao cinema, conhecendo os cineastas pioneiros: Irmãos Lumiére, Georges Méliés e Alice Guy Blaché

Horário: 14h às 18h

Local: CICA - Centro de integração da Criança e do Adolescente, Rua Nair Alves de Castro, 113. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

FEIRA DOS SABERES

Feira de Artesanato de referência cultural sul-mato-grossense, leitura, arte indígena, arte afro, design e moda. Apresentará a produção material e imaterial do Estado, com material dos povos indígenas e afro-brasileiros. Com artesanato, gastronomia, ervas medicinais e da cultura rica e diversa das comunidades do Mato Grosso do Sul. Terá apresentações musicais diárias e a realização de palestras sobre sustentabilidade, artesanato, design e moda, além de rodas de conversas com foco em diversidade cultural e saberes tradicionais. Show da Bateria da Vila Carvalho acontece às 19h30.

Horário: 14h às 22h

Local: Esplanada Ferroviária , Rua Calógeras, 3143, Centro

AUDIOVISUAL

UrbanCine

Horário: 18h30

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira

FEIRA DOS SABERES

18h30 às 21h30

ARTES CÊNICAS – DANÇA

Deslimites- o quintal de Manoel - Grupo Funk-se (MS)

Horário: 20h

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, Loteamento Marçal de Souza

Classificação: 12 anos

MÚSICA

21h - Show com Heider Barbosa (MS)

Local: Rua Ofaiê Xavante, esquina com Marquês de Pombal

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias