ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Música estreia no Campão Cultural, em dia de teatro de SP e dança de MG

Programação de hoje tem espetáculos de São Paulo e Minas Gerais no Dom Antônio Barbosa e Teatro Glauce Rocha

Bárbara Cavalcanti | 23/11/2021 08:41
Trecho do espetáculo "Romeu e Julieta", da Cia. Talagadá (SP). (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Trecho do espetáculo "Romeu e Julieta", da Cia. Talagadá (SP). (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O segundo dia de programação do "Campão Cultural" conta com a primeira atração musical do festival, além de espetáculo de teatro e de dança.

Na Praça do Bairro Dom Antônio Barbosa, a Cia. Talagadá, de São Paulo, apresenta o espetáculo "Romeu e Julieta". A peça é uma adaptação do clássico de William Shakespeare e traz um cenário em meio ao lixo, tralhas e tudo o que é descartado pelas pessoas, onde cinco moradores de rua tentam subverter a situação de maneira lúdica, encenando sua versão do drama amoroso. A classificação é livre.

Apresentação de dança feita pelo Grupo Corpo, de Minas Gerais. (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Apresentação de dança feita pelo Grupo Corpo, de Minas Gerais. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O Grupo Corpo, de Minas Gerais, traz para o Teatro Glauce Rocha duas apresentações de dança. A primeira performance é intitulada "Gira", que traz movimentos inspirados nos ritos da Umbanda.

Exu, o orixá sem qual o culto não funciona, é o motivo poético que guia os temas musicais criados pela banda de jazz Metá Metá para a apresentação. Para essa performance, todo grupo mergulhou no universo das religiões afro-brasileiras. O coreógrafo Rodrigo Pederneiras trouxe movimentos dos ritos das celebrações, tanto do Candomblé quanto da Umbanda, em especial, as giras de Exu.

O segundo espetáculo, "Primavera", também tem coreografia de Rodrigo. A música fica por conta da dupla Palavra Cantada. São 14 canções adaptadas para o instrumental, com vários estilos musicais, desde o jazz até percussão afro. Na performance, os duos, trios e quartetos de bailarinos não se tocam, exceto três pas-de-deux, com um casal que são parceiros também na vida. Ambos espetáculos acontecem no Teatro Glauce Rocha e a classificação é a partir dos 14 anos.

Cantora Bia Blanc, de Mato Grosso do Sul, é a primeira atração musical do festival. (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Cantora Bia Blanc, de Mato Grosso do Sul, é a primeira atração musical do festival. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Veja a programação completa:

ARTES VISUAIS

Live Paint com Gramaloka e Hyper (MG). Collab entre os artistas visuais Gramaloka e Hyper fará com que Campão não só presencie a construção de um graffiti em lateral de prédio no Centro da cidade, mas também, e de forma crítica, a experiência de ver surgir uma obra que evidencia as etnografias e os povos originários locais esquecidos pela sociedade.

Local: 14 de Julho, esquina com a Antônio Maria Coelho, Centro.

COMEMORAÇÃO MARCO – 30 ANOS

Em celebração aos 30 anos do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, painéis de obras de arte especialmente selecionadas de seu acervo, contendo linguagens distintas, ficam expostas ao ar livre no Parque das Nações Indígenas para fruir e contextualizar.

Horário: Dia todo

Local: Parque das Nações Indígenas

PATRIMÔNIO CULTURAL

Atividades de ensino e aprendizado sobre os processos culturais e os bens culturais tombados e registrados em Mato Grosso do Sul e, a partir de suas manifestações, para despertar nos alunos o interesse e sentimento de pertencimento cultural.

Horário: 7h às 17h

Local: Escolas de Educação Básica de Campo Grande

ARTE EDUCAÇÃO

Permitir, através de atividades de Arte Educação a serem desenvolvidas nas escolas com o Catálogo de Obras do Museu de Arte Contemporânea, que os alunos desenvolvam aspectos como sensibilidade, percepção, expressividade, o pertencimento, o reconhecimento, a consciência de si, do outro e das diversas culturas que os rodeiam.

Horário: 7h às 17h

Local: Escolas de Educação Básica de Campo Grande

PATRIMÔNIO CULTURAL

Oficina “Organização Espacial de Equipamentos Culturais e Identidade Territorial: Desafios e Possibilidades em Arquivos, Bibliotecas e Museus”, com Antônio Sarasá (SP). A oficina irá demonstrar o relevante papel artístico-cultural, social e econômico dos equipamentos culturais, como arquivos, bibliotecas e museus, bem como evidenciar o potencial de dinamizar os territórios nos quais atuam.

Horário:  7h30 às 11h30

Local: Memorial Educativo – FCMS Memorial da Cultura e Cidadania - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559

ARTES VISUAIS

Exposição imersiva "Diversos", na Galeria América Cardinal. Uma exposição imersiva e coletiva com os artistas visuais Júlio Cabral (MS), Jeanne Karla (MS), Jonir (MS), Márcia Albuquerque (MS), Dudu Azevedo (MS), Erika Pedraza (MS), Gaphomett (MS), Gabriel (MS), Rebeca Rodrigues (MS), Maria Chiang (MS), Auá Mendes (SP) e VJ Suave (SP), que irá conduzir o público a um espaço digital onde irão vivenciar experiências multissensoriais.

Horário: 9h às 22h

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo Rua 26 de Agosto, 453, Centro

FOTOGRAFIA 

Câmera Viajante com Tiago Pedro (PE). A fotografia analógica, seus usos e costumes de ontem e hoje. Desde a teoria ao processo final da fotografia utilizando uma máquina fotográfica de madeira com 100 anos de idade.

Horário: 14h às 18h

Local: Memorial Educativo – FCMS - Museu da Imagem e do Som Memorial da Cultura e Cidadania - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559

AUDIOVISUAL

Oficina de Cinema Mudo para crianças com Ally Collaço (SC). Oficina prática, dentro da perspectiva mídia-educativa, que é aprender através do fazer, que proporciona uma iniciação ao cinema, conhecendo os cineastas pioneiros: Irmãos Lumiére, Georges Méliés e Alice Guy Blaché.

Horário: 14h

Local: Casa de Ensaio Rua R. Visc. de Taunay, 203, Amambai

GASTRONOMIA

Gastronomia sul-mato-grossense com Marlon Libório (MS). Nas oficinas “Sabores do Cerrado”, serão apresentadas pelo chef 3 receitas, uma bebida, um prato salgado e outro doce. Serão utilizados ingredientes das maiores e mais representativas regiões do Estado, com objetivo de estimular a cultura dos principais pratos típicos de cada região.

Horário: 16h às 20h

Local: Cozinha show no Shopping Campo Grande (Clube Gourmet do Shopping Campo Grande)

ARTES CÊNICAS

TEATRO

Romeu e Julieta – Cia Talagadá (SP)

Horário: 17h

Local: Praça do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rua Anselmo Selingardi com a Rua Lúcia dos Santos

AUDIOVISUAL

UrbanCine. Exibição de filmes do UrbanCine.

Horário: 18h30

Local: Praça do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rua Anselmo Selingardi com a Rua Lúcia dos Santos

TEATRO

Uma moça na cidade (MS) - Grupo UBU. A peça conta a saga de “Ambrosina”, uma jovem do interior que se aventura na cidade grande em busca de liberdade, sonhos, loucuras e amores.

Horário: 20h

Local: Praça do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rua Anselmo Selingardi com a Rua Lúcia dos Santos

DANÇA

Grupo Corpo apresenta os espetáculos Gira e Primavera.

Horário: 20h

Local: Teatro Glauce Rocha

MÚSICA

Show com Bia Blanc (MS).

Horário: 21h

Local: Praça do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rua Anselmo Selingardi com a Rua Lúcia dos Santos

Nos siga no Google Notícias