ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Tradição de início de semana Sarau de Segunda é proibido na Praça dos Imigrantes

Projeto está sem "casa" e deve passa por hiato enquanto outro espaço com infraestrutura não for cedido

Thaís Pimenta | 12/11/2018 08:20
Apresentação do Teatral Grupo de Risco em uma das edições do Sarau de Segunda. (foto: Acervo Pessoal)
Apresentação do Teatral Grupo de Risco em uma das edições do Sarau de Segunda. (foto: Acervo Pessoal)

Quatro anos do projeto Sarau de Segunda na Praça dos Imigrantes podem ter fim - ou pelo menos passar por um hiato - depois da decisão da Sectur (Secretaria Municipal de Turismo e Cultura) de revogar a autorização de permanência na praça que fica na Rui Barbosa com a Joaquim Murtinho. Mesmo contemplado pelo Femic (Fundo Municipal de Incentivo a Cultura) de 2018, para realização na Praça dos Imigrantes em 2019, a suspensão se deu por conta de reclamações de um casal de moradores e abaixo assinado até da API (Associação de Artesãos da Praça dos Imigrantes), assinado por 37 pessoas, entre moradores e artesãos.

De acordo com nota de esclarecimento, assinada pela professora Mara Rojas, idealizadora do projeto, são alegados para a revogação a reforma da praça, que acontece no próximo ano, a justificativa de que o Sarau não atende a finalidade da Praça dos Imigrantes e dos artesãos, além do uso excessivo de bebidas alcoólicas e entorpecentes nos arredores do local e cheiro forte de urina na frente das casas. 

A solução seria a transferência, que não foi aceita pelos organizadores. ''Cederam outras praças para que se realizasse o Sarau mas não tem estrutura: sem banheiros!". O projeto já passou pelo Bar da Aguena e Primus Bar, e começou pela iniciativa de músicos que fazem da segunda-feira um fim de semana, já que é o único dia de folga depois das noites tocando pela cidade.

De acordo com a secretária de Cultura, Nilde Brum, provavelmente a Sectur deve discutir novamente o assunto hoje (12). "A associação da praça recebeu uma abaixo assinado dos moradores em função de algumas mazelas que vem acontecendo pelos frequentadores e a Sectur também foi acionada. Na quinta-feira houve uma reunião com a organizadora, mas a secretaria ainda não sabe como o problema se resolverá".

Regiane Ribeiro, Presidente da API (Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes) explicou que, na verdade, alguns moradores em torno elaboraram o abaixo-assinado e alguns artesãos também assinaram o documento. "Não é um documento feito pela Associação", pontua.

Ela diz ainda que o Sarau acontece justamente no dia em que os artesãos não trabalham e "na verdade o que  sobra para a Associação são as manutenções e limpeza do espaço".

Já os organizadores dizem que "a presença do evento na praça deu vida ao espaço", que permanece com pouco movimento sen eventos como o Sarau de Segunda e a Feira Vegan.

"O Sarau deu a dimensão que não possuía, inclusive aos artesãos que lá expõe, e revelou talentos musicais além de dar lhes visibilidade e a oportunidade do contato com músicos consagrados. O Sarau de Segunda, em um curto período, tornou-se referência cultural na cidade, deu oportunidades a artistas, artesãos e pequenos comerciantes movimentando a economia da cidade. Essa manifestação que começou pequena (em 2014) e cresceu junto aos artistas que frequentam e influenciou outras atividades como o Sarau da Casa Satine e a Feira Afro, que por sua vez alimentam a vida cultural de Campo Grande", finaliza. Hoje é o último dia do evento na Praça dos Imigrantes.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias