A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

17/04/2017 06:10

Brinquedoteca diferente cria espaço de desenvolvimento psicomotor para crianças

Na Allegro, crianças de 18 meses a 8 anos têm segurança total e atividades pensadas para cada faixa etária.

Informe Publicitário
Fim de tarde na Allegro, mas ninguém perdeu a animação. (Foto: Marcos Ermínio)Fim de tarde na Allegro, mas ninguém perdeu a animação. (Foto: Marcos Ermínio)

No fim da tarde de uma segunda-feira, a criançada ainda tem energia para brincar feliz da vida, mesmo longe dos pais. Na Allegro Brinquedoteca, quem fica cansado tira um soninho no quarto com som de chuva e cheio de estrelas no teto. Mas se a vontade é descobrir coisas novas o dia todo, as monitoras têm tudo planejado para trabalhar de forma divertida a psicomotricidade e outros aspectos fundamentais à infância, nosso espaço de desenvolvimento é Vygotskyano, ou seja, o aprendizado e desenvolvimento se dá a partir do outro, por isso as estagiárias e psicólogas que atuam na allegro são MEDIADORAS do desenvolvimento, não temos recreadoras e nem monitoras, temos mediadoras.  

O espaço foi aberto por mãe e filha no ano passado, para ser especial e atender crianças como Franccesco, o primeiro filho e único neto. A ideia foi da universitária Paula de Castro. Prestes a se formar em Psicologia, ela precisava de um lugar para deixar Franccesco, mas nada agradava a mãe cheia de pretensões sobre o desenvolvimento do menino.

"Era tudo muito igual, cheio de regras para enquadrar as crianças e não para estimular as habilidades individuais. Diante dessa dificuldade, comecei a elaborar o projeto da Allegro. Apresentei para meus pais e eles resolveram investir na ideia", resume a proprietária.

A avó de primeira viagem embarcou na proposta, ainda com dúvidas sobre o sucesso. Mas 6 meses depois, os olhos de Maria de Lourdes já brilham ao falar da brinquedoteca. "Tudo foi planejado e preparado com muito capricho. Cada detalhe foi pensado", comenta.

A equipe conta com psicóloga e estagiárias de psicologia na mediação do desenvolvimento Saudável. (Foto: Marcos Ermínio)A equipe conta com psicóloga e estagiárias de psicologia na mediação do desenvolvimento Saudável. (Foto: Marcos Ermínio)

Com todos os ambientes seguindo a metodologia montessoriana, o lugar leva bebês a partir de 18 meses a um processo de autoeducação a partir da empatia. Nas salas, os móveis e objetos ficam posicionados na altura deles, despertando o interesse e afastando a possibilidade de tédio. Assim, todos ganham autonomia e segurança para explorar o espaço sem medo.

No quarto do soninho, as camas emolduram os colchões no chão, o que também garante maior liberdade para os pequenos, que deitam e levantam quando querem. 

Nós atendemos em 3 períodos: meio período (6h), intermediário (8h) e integral (10h), onde abrimos das 7h as 19h e os pais montam seu horário a partir de suas necessidades, com lanchinho e alimentação levados de casa ou fornecidos pela Allegro. O cardápio é elaborado por nutricionista e, além de saudável, é gostoso.

Mas, independente do tempo que ficarem na brinquedoteca, as crianças têm atividades dirigidas, inclusive, de musicalização. As turmas são dividias por idades. Os que já frequentam escola regular e têm tarefas de casa a fazer, recebem a ajuda para estudar no contraturno.

Além das salas preparadas para atendem diferentes faixas etárias, até os 8 anos de idade, na área externa são realizadas atividades físicas e lúdicas. "Desde a fachada da Allegro, todos os cantinhos servem como convite ao sonho, à fantasia. Não queremos engessar personalidades aqui, mas potencializar o desenvolvimento de corpo e mente", explica Paula.

Com carinho indispensável, a Allegro ajuda os pais até na hora do desmame, de tirar a fralda ou de ensinar o bebê a dormir sozinho. "Nosso maior cuidado é fazer um trabalho conjunto, unindo o emocional e o afetivo de acordo com a faixa etária, o nosso maior cuidado é unir motricidade, cognitivo e socio-afetividade. Trabalhamos muito o controle da ansiedade, por exemplo, um mal moderno que cada vez mais afeta a infância", explica Paula.

Entre a avó e a mãe está  Franccesco, o motivo para o projeto. (Foto: Marcos Ermínio)Entre a avó e a mãe está Franccesco, o motivo para o projeto. (Foto: Marcos Ermínio)

As crianças estão totalmente protegidas na Allegro. Quem entra, precisa tirar os sapatos porque lá dentro o chão é coberto por tatames que deixam qualquer queda mais suave, sem risco de ferimentos. 

Em todos os ambientes, foram instaladas câmeras, para os responsáveis acompanharem o dia dos pequenos pela internet, via Smartphone. Na saída, os pais ainda ficam sabendo de outros detalhes graças às agendas individuais, com anotações sobre o dia de cada um.

Além da qualidade do atendimento e do conforto do espaço, a Allegro lançou uma promoção onde o meio período está R$ 450,00, durante todo o ano de 2017, com uma pequena taxa extra, caso toda a alimentação mensal seja fornecida pela brinquedoteca.

E a Allegro não para nem aos fins de semana e feriados. Nessas datas, atende crianças de 2 a 10 anos de idade, por hora ou diária, sob agendamento de 12h a 24h de antecedência, mas com a mesmo cuidado de dias regulares.

Os pais são convidados a conhecer o lugar e se encantar com o projeto. A Allegro fica na Rua Alegrete, 2127, Bairro Monte Castelo e funciona de 7h às 19h. O telefone é (67) 3201-6882. 

Saiba mais sobre a brinquedoteca explorando a página do lugar no Facebook.

espaço do soninho tem som de chuva e cama montessoriana. (Foto: Marcos Ermínio)espaço do soninho tem som de chuva e cama montessoriana. (Foto: Marcos Ermínio)
Bebês também têm um espaço especial.(Foto: Marcos Ermínio)Bebês também têm um espaço especial.(Foto: Marcos Ermínio)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.