ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Brinquedoteca diferente cria espaço de desenvolvimento psicomotor para crianças

Na Allegro, crianças de 18 meses a 8 anos têm segurança total e atividades pensadas para cada faixa etária.

Informe Publicitário | 17/04/2017 06:10
Fim de tarde na Allegro, mas ninguém perdeu a animação. (Foto: Marcos Ermínio)
Fim de tarde na Allegro, mas ninguém perdeu a animação. (Foto: Marcos Ermínio)

No fim da tarde de uma segunda-feira, a criançada ainda tem energia para brincar feliz da vida, mesmo longe dos pais. Na Allegro Brinquedoteca, quem fica cansado tira um soninho no quarto com som de chuva e cheio de estrelas no teto. Mas se a vontade é descobrir coisas novas o dia todo, as monitoras têm tudo planejado para trabalhar de forma divertida a psicomotricidade e outros aspectos fundamentais à infância, nosso espaço de desenvolvimento é Vygotskyano, ou seja, o aprendizado e desenvolvimento se dá a partir do outro, por isso as estagiárias e psicólogas que atuam na allegro são MEDIADORAS do desenvolvimento, não temos recreadoras e nem monitoras, temos mediadoras.  

O espaço foi aberto por mãe e filha no ano passado, para ser especial e atender crianças como Franccesco, o primeiro filho e único neto. A ideia foi da universitária Paula de Castro. Prestes a se formar em Psicologia, ela precisava de um lugar para deixar Franccesco, mas nada agradava a mãe cheia de pretensões sobre o desenvolvimento do menino.

"Era tudo muito igual, cheio de regras para enquadrar as crianças e não para estimular as habilidades individuais. Diante dessa dificuldade, comecei a elaborar o projeto da Allegro. Apresentei para meus pais e eles resolveram investir na ideia", resume a proprietária.

A avó de primeira viagem embarcou na proposta, ainda com dúvidas sobre o sucesso. Mas 6 meses depois, os olhos de Maria de Lourdes já brilham ao falar da brinquedoteca. "Tudo foi planejado e preparado com muito capricho. Cada detalhe foi pensado", comenta.

A equipe conta com psicóloga e estagiárias de psicologia na mediação do desenvolvimento Saudável. (Foto: Marcos Ermínio)
A equipe conta com psicóloga e estagiárias de psicologia na mediação do desenvolvimento Saudável. (Foto: Marcos Ermínio)

Com todos os ambientes seguindo a metodologia montessoriana, o lugar leva bebês a partir de 18 meses a um processo de autoeducação a partir da empatia. Nas salas, os móveis e objetos ficam posicionados na altura deles, despertando o interesse e afastando a possibilidade de tédio. Assim, todos ganham autonomia e segurança para explorar o espaço sem medo.

No quarto do soninho, as camas emolduram os colchões no chão, o que também garante maior liberdade para os pequenos, que deitam e levantam quando querem. 

Nós atendemos em 3 períodos: meio período (6h), intermediário (8h) e integral (10h), onde abrimos das 7h as 19h e os pais montam seu horário a partir de suas necessidades, com lanchinho e alimentação levados de casa ou fornecidos pela Allegro. O cardápio é elaborado por nutricionista e, além de saudável, é gostoso.

Mas, independente do tempo que ficarem na brinquedoteca, as crianças têm atividades dirigidas, inclusive, de musicalização. As turmas são dividias por idades. Os que já frequentam escola regular e têm tarefas de casa a fazer, recebem a ajuda para estudar no contraturno.

Além das salas preparadas para atendem diferentes faixas etárias, até os 8 anos de idade, na área externa são realizadas atividades físicas e lúdicas. "Desde a fachada da Allegro, todos os cantinhos servem como convite ao sonho, à fantasia. Não queremos engessar personalidades aqui, mas potencializar o desenvolvimento de corpo e mente", explica Paula.

Com carinho indispensável, a Allegro ajuda os pais até na hora do desmame, de tirar a fralda ou de ensinar o bebê a dormir sozinho. "Nosso maior cuidado é fazer um trabalho conjunto, unindo o emocional e o afetivo de acordo com a faixa etária, o nosso maior cuidado é unir motricidade, cognitivo e socio-afetividade. Trabalhamos muito o controle da ansiedade, por exemplo, um mal moderno que cada vez mais afeta a infância", explica Paula.

Entre a avó e a mãe está  Franccesco, o motivo para o projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Entre a avó e a mãe está Franccesco, o motivo para o projeto. (Foto: Marcos Ermínio)

As crianças estão totalmente protegidas na Allegro. Quem entra, precisa tirar os sapatos porque lá dentro o chão é coberto por tatames que deixam qualquer queda mais suave, sem risco de ferimentos. 

Em todos os ambientes, foram instaladas câmeras, para os responsáveis acompanharem o dia dos pequenos pela internet, via Smartphone. Na saída, os pais ainda ficam sabendo de outros detalhes graças às agendas individuais, com anotações sobre o dia de cada um.

Além da qualidade do atendimento e do conforto do espaço, a Allegro lançou uma promoção onde o meio período está R$ 450,00, durante todo o ano de 2017, com uma pequena taxa extra, caso toda a alimentação mensal seja fornecida pela brinquedoteca.

E a Allegro não para nem aos fins de semana e feriados. Nessas datas, atende crianças de 2 a 10 anos de idade, por hora ou diária, sob agendamento de 12h a 24h de antecedência, mas com a mesmo cuidado de dias regulares.

Os pais são convidados a conhecer o lugar e se encantar com o projeto. A Allegro fica na Rua Alegrete, 2127, Bairro Monte Castelo e funciona de 7h às 19h. O telefone é (67) 3201-6882. 

Saiba mais sobre a brinquedoteca explorando a página do lugar no Facebook.

espaço do soninho tem som de chuva e cama montessoriana. (Foto: Marcos Ermínio)
espaço do soninho tem som de chuva e cama montessoriana. (Foto: Marcos Ermínio)
Bebês também têm um espaço especial.(Foto: Marcos Ermínio)
Bebês também têm um espaço especial.(Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias