ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Encontro promove diálogo sobre a infância e a potência do brincar

Nesta primeira edição, o tema é a importância e a potência do brincar, assunto urgente nos tempos atuais

Thailla Torres | 17/05/2023 10:46
Neste primeiro Diálogos sobre a Infância o tema é a potência do brincar e será conduzido por Lia Mattos (BA).
Neste primeiro Diálogos sobre a Infância o tema é a potência do brincar e será conduzido por Lia Mattos (BA).

“A infância é um chão que pisamos a vida inteira”, escreveu Lya Luft. Hoje, sabemos que a infância é bem mais do que um tempo, é o período da vida do indivíduo em que se constitui o manancial de memórias e afetos que serão carregados e o influenciarão durante toda a sua vida adulta. Mas, na correria de um mundo cada vez mais imediato, veloz e altamente eficiente, inclusive para a infância, fica a pergunta: qual a qualidade das experiências que estamos proporcionando para as nossas crianças?

Essas e outras questões fizeram com que Julia Basso e Thais Pompêo, produtoras culturais e mães, criassem o projeto Diálogos sobre a Infância que terá sua primeira edição no dia 27 de maio, sábado, no Jardim Capim Dourado, em Campo Grande. “Nós acreditamos que criar espaços de trocas e reflexões sobre parentalidade nos fortalece na construção de um caminho com mais qualidade para nossas crianças; porque sabemos que os desafios são grandes”, explica Julia.  “Nossa intenção é propor temas urgentes relativos à Cultura da Criança, provocando reflexão e devolvendo à primeira infância sua real importância”, complementa Thais.

Neste primeiro Diálogos sobre a Infância o tema é a potência do brincar e será conduzido por Lia Mattos (BA). A proposta desse encontro é desenvolver um olhar sensível e potente para o brincar das crianças a partir de um reencontro do adulto cuidador com a própria infância e suas experiências relativas ao brincar. “Para a criança ser e desenvolver-se humanamente é preciso respeitar as suas formas de estar no mundo, de se expressar e de interagir próprias da infância. E nesse período da vida, tudo isso se faz brincando: é no brincar que a criança apreende o mundo. E, para se brincar é preciso lugar de brincar, com tempo e liberdade suficientes para a brincadeira desenvolver-se e completar seu ciclo”, explica Lia Mattos.

O encontro será dividido em dois momentos: pela manhã, das 9h às 12h será reservado à fala de Lia e à roda de conversa para os adultos e, na parte da tarde, das 15h às 18h, as crianças entram em cena para brincar sob a observação e olhar sensibilizados dos pais e cuidadores.

Quem é Lia Mattos? 

Lia é doutoranda em educação no Centro de Investigação em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Portugal; tem formação em Biografia Humana pela Associação Sagres (SC); é membro do Movimento Pindorama, pesquisadora do Centro de Estudos Casa Amarela e Programa Território do Brincar; coordenadora do Espaço Imaginário - Arte, educação e tecnologia em Florianópolis (SC) e integrante da Rede Nacional Primeira Infância.

Para quem é indicado? Para pais e educadores de crianças que querem investir em seu autoconhecimento para nutrir e apoiar o crescimento das crianças através de um olhar sensível para a potência do brincar.

O evento será no dia 27 de maio das 9h às 18h, no Capim Dourado Jardim de Brincar que rua Jacuí, 114, Vila Ipiranga. São 15 vagas e a participação custa R$ 150. O ingresso para o Diálogos sobre a infância inclui a participação de 1 adulto pela manhã e de até 2 crianças, entre 3 e 7 anos, na parte da tarde.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias