ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Não dá para repetir máscara igual calça jeans sem lavar

Cuidados básicos com máscaras caseiras são essenciais; saiba como higienizar corretamente

Thailla Torres | 17/04/2020 10:14
Você está certo em usar máscara, mas precisa fazer isso direito. (Foto: Paulo Francis)
Você está certo em usar máscara, mas precisa fazer isso direito. (Foto: Paulo Francis)

Com as medidas protetivas contra o novo coronavírus, pessoas da cidade e ao redor do mundo passaram a usar máscaras. Rapidamente, as lojas e farmácias foram invadidas pela procura de máscaras cirúrgicas ou respiradores N-95. Quem ficou sem acessório profissional deu um jeitinho de se proteger com máscara de uso não profissional, como as feitas de tecidos.

Ontem, a Prefeitura de Campo Grande decretou o uso obrigatório de máscaras em ônibus e prédios fechados, como Camelódromo, Mercadão, supermercados ou qualquer outro prédio de acesso ao público como forma de conter a disseminação do coronavírus. Mas com o número crescente de casos em Mato Grosso do Sul é preciso cautela e cuidados básicos de higiene para o uso do acessório. Não dá para repetir máscara nas ruas igual se faz com aquela calça jeans que nem sempre vai para o sexto de roupa suja após a primeira usada, embora isso seja altamente necessário em tempos de pandemia.

Por isso o Lado B separou algumas dicas de higiene para quem se protege com máscara de uso não profissional, aquelas feitas de tecido de algodão mesmo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Com a finalidade de promover e apoiar as ações de saúde pública, o portal da Anvisa é um dos órgãos que preparou um verdadeiro “dossiê” de higienização, que é prático e eficiente, para ninguém voltar às ruas todos os dias com máscaras contaminadas.

Vale lembrar que as máscaras de pano não fornecem total proteção contra infecções, mas reduzem sua incidência. Especialistas apontam que mesmo pequenas medidas para reduzir transmissões têm grande impacto na atual pandemia, especialmente quando combinadas com medidas preventivas adicionais, e necessárias, como higienizar as mãos cobrir a boca ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel, utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos); evitar tocar olhos, nariz e boca e realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou na falta deles usar álcool gel.

Entre as orientações estão algumas formas de uso. É recomendável que cada pessoa tenha entorno de 5 (cinco) máscaras de uso individual.

Antes de colocar a máscara no rosto deve-se:

1 - Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas);

2 - Fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70%/ (cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas);

3 - Tomar cuidado para não tocar na máscara, se tocar a máscara, deve executar imediatamente a higiene das mãos;

4 - Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;

5 - Manter o conforto e espaço para a respiração;

- Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara.

Como higienizar corretamente:

Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens.

1 - A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;

- Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

- Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos;

4 - Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5 - Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;

6 - Passar com ferro quente;

- Garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.)

8 - Guardar em um recipiente fechado.

* Para preparar uma solução de água sanitária (2,5%) com água, por exemplo, você pode diluir de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Caso você possua máquina de lavar, pode programar o ciclo completo de lavagem (lavagem, enxague, secagem) de pelo menos 30 minutos com uma temperatura de lavagem de 60°C.

O que fazer depois da limpeza:

 1 - Não utilizar a máscara por longo tempo (máximo de 3 horas);

 2 - Trocar após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar;

 3 - Higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% ao chegar em casa;

 4 - Retire a máscara e coloque para lavar;

 5 - Repita os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara;

 6 - Não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias