ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Faz Bem!

No espeto, churrasquinho de tofu vai muito bem como opção vegetariana

Nutricionista ensina como preparar o que parece sem graça, mas até que é gostoso

Thaís Pimenta | 07/03/2018 07:31
Prato fica bonito, mesmo sem a carne suculenta.
(foto: Marina Pacheco)
Prato fica bonito, mesmo sem a carne suculenta. (foto: Marina Pacheco)

O tradicional churrasco gaúcho não é desculpa pra se jogar na carne vermelha. Tem opção de churrasquinho vegetariano que parece sem graça, mas é uma experiência até gostosa. O churrasco de tofu, por exemplo, surpreende e quem nos ensina a preparar é a nutricionista Laís Lunardon.

A receita não tem muito segredo. "Pra deixar o tofu, que é um queijo de soja, bem saboroso, eu costumo deixá-lo marinando no tempero a noite inteira, para prepará-lo no almoço do dia seguinte. Dessa forma ele pega bem o sabor e chega a ficar bem defumadinho na churrasqueira", explica.

Dá pra fazer o churrasquinho em forma de espetinho também, com cogumelos e legumes. "Aí você não vai precisar deixar marinando. É só temperar bem".

A soja, ingrediente principal do queijo de origem japonesa, têm sido demonizada. "As pessoas falam que ela é transgênica, mas tantos outros alimentos que a gente consome, como o milho, por exemplo, é", detalha. Ainda de acordo com Laís, vários estudos desmistificam essa história.

"Realmente, a maior parte da soja e seus derivados disponíveis no mercado é transgênica, porém já é possível encontrar tanto a soja em grão quanto seus derivados orgânicos que não são, obrigatoriamente, geneticamente modificados", diz a nutricionista. Par ela, não há nada a temer em relação ao tofu, "na verdade, é um alimento muito nutritivo".

Laís tem seu próprio espaço onde serve comida vegetariana e onívora. (Foto: Marina Pacheco)
Laís tem seu próprio espaço onde serve comida vegetariana e onívora. (Foto: Marina Pacheco)

Segundo a nutricionista, os estudos mais recentes mostram que a proteína da soja é extremamente benéfica para mulheres e também para homens, de todas as idades, como uma fonte de alto valor biológico, assim como a albumina (clara de ovo). Também é de fácil digestão, tem baixo teor de gordura saturada e é isenta de colesterol.

"As isoflavonas presentes na soja proporcionam diversos benefícios como melhoras no perfil lipídico (colesterol), melhora na secreção de insulina, redução de gordura corporal sem redução de massa muscular, aumento da densidade mineral óssea em mulheres no período de pós menopausa", explica.

Já a proteína de soja texturizada, por outro lado, é realmente dispensável. "É o que sobrou de todo o processo de aproveitamento da soja. Então digamos que não traz muitos nutrientes em sua composição. Não é um alimento elogiável".

Para quem não quer ingerir nada de transgênico, existe a opção de comprar um tofu orgânico, por exemplo. "Ele vai sair mais caro, como qualquer alimento orgânico", complementa Laís.

Agora confira a receita completa do churrasquinho de tofu: 

Faça uma mistura de shoyu sem glutamato, cerca de cinco gotas de óleo de gergelim, azeite, sal, alho e ervas desidratadas, como cebolinha e salsinha. Deixe o tofu só cortado da maneira desejada manirando com essa receita.

Acenda a churrasqueira e com o auxílio de uma grelha deixe o tofu temperado por cerca de 3 horas até assar bem, criando uma casquinha bem passada. Basta servir da maneira que desejar.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias