ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Para brincadeiras ao ar livre não ficarem esquecidas, crianças lotam Belmar

Cantigas e brincadeiras antigas fizeram parte da programação do projeto “Dia da Criança Saudável”, neste sábado.

Thailla Torres | 05/10/2019 11:52
Daniel adorou descobrir que é rápido ao pular corda. (Foto: Thailla Torres)
Daniel adorou descobrir que é rápido ao pular corda. (Foto: Thailla Torres)

Enquanto a colega cantava “salada, saladinha, com sal, pimenta, fogo, foguinho...” Daniel Arguelho dos Santos, de 7 anos, pulava corda sem tirar o sorriso do rosto. A brincadeira nem sempre faz parte da rotina, mas na manhã deste sábado a corda e outras atividades ganharam um significado especial no coração do menino.

“Eu descobri que sou muito rápido na corta”, diz orgulhoso. Daniel foi uma das centenas de crianças que lotaram a Praça Belmar Fidalgo nesta manhã, em um evento dedicado à saúde das crianças e à atividade física como melhor amiga para um crescimento saudável e feliz.

Organizado pela Unimed Campo Grande, todas as atividades foram gratuitas e envolveram brincadeiras antigas, como pular corda, corrida do saco, estoura balão, pinturas e outras brincadeiras que exigem das crianças disposição e faz uma diferença danada para a coletividade.

“Eu acho muito importante. Hoje em dia boa parte dos pequenos só conhecem os joguinhos de celular. Essas brincadeiras que marcaram a nossa infância estão ficando no passado”, comenta o pai de Daniel, o faturista Luis dos Santos Silva, de 32 anos. “Temos que incentivá-los. Acho que o maior exemplo começa dentro de casa”, completa.

Jania e filha Nicole. (Foto: Thailla Torres)
Jania e filha Nicole. (Foto: Thailla Torres)
Izaque, de apenas 1 aninho. (Foto: Thailla Torres)
Izaque, de apenas 1 aninho. (Foto: Thailla Torres)

Que a nova geração passa boa parte do tempo nas tecnologias até parece assunto batido, mas na busca de garantir a saúde, o assunto deve ser reforçado diariamente, acredita o professor de Educação Física Rafael Carrilho. “O acesso a tecnologia é muito importante, ele faz parte da evolução e do conhecimento. Mas a atividade física não pode ser deixada de lado. Infância também é brincar, correr e se movimentar dentro dos limites da criança. É importante que a família tenha essa consciência para que a criança se desenvolva olhando a atividade como uma aliada no dia a dia e não como algo chato”, explica.

Mãe da Nicole de 7 anos, a consultora de empresa Jania Valim, de 40 anos, pulou cedo da cama e foi se divertir com a filha. A iniciativa, segundo ela, é uma busca constante na rotina da família. “Eu sempre estou em busca de inseri-la em atividades que marcaram a minha infância e que faça ela se movimentar. Confesso que tirar uma criança da cama cedo em pleno sábado não é fácil, mas com atividades como essa a gente pode provar para eles que a infância é uma das melhores fases da vida. E ela precisa ser vivida brincando”.

Pedagoga, Juliane Ferreira, de 33 anos, mãe do Isaque, também compareceu à praça para se divertir. Ela diz que não tem dúvidas que as brincadeiras ao ar livre transformam a infância. “Não apenas diverte, mas estimula o companheirismo, a coletividade, a curiosidade deles. Eu como pedagoga sei que o brincar faz toda diferença na educação das crianças. Por isso, fiquei emocionada de ver essa criançada se divertindo”, comenta.

O projeto “Dia da Criança Saudável” está na quarta edição com uma programação pensada para toda a família, incluindo caminhada da família, funcional, tenda de leitura, apresentação de danças, pintura facial, brincadeiras antigas e distribuição de frutas e água para os participantes.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Crianças aproveitaram praça para brincar à vontade. (Foto: Thailla Torres)
Crianças aproveitaram praça para brincar à vontade. (Foto: Thailla Torres)
Nos siga no Google Notícias