ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Piquenique no parque mostra força diante da paralisia cerebral

"Saindo da bolha", 40 pessoas se mobilizaram para criar representatividade nos espaços públicos

Por Gustavo Bonotto | 06/10/2023 16:36
Com oficina de pintura, crianças se divertem no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Denise Dal Farra)
Com oficina de pintura, crianças se divertem no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Denise Dal Farra)

O Dia Internacional da Paralisia Cerebral foi celebrado com ações lúdicas no Parque das Nações Indígenas, situado em Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (6). Com oficinas de pintura e piquenique, cerca de 40 crianças aproveitaram as sombras das árvores do principal espaço de lazer da capital sul-mato-grossense.

Para a fisioterapeuta neurofuncional pediátrica Sheila Insfran da Silva, uma das organizadoras do evento, a ideia surgiu através do tema "Eu rodo o mundo", que busca criar representatividade nos espaços públicos.

"Esse é um dia celebrado em todo o mundo, e hoje, a Clínica Reintegre buscou levar nossos pacientes para um ambiente externo para comemorar os direitos das crianças e adultos. Precisamos incluir nossos amigos para participar em ambientes diversos", ressaltou.

Piquenique oferece novas experiências para crianças com paralisia. (Foto: Denise Dal Farra)
Piquenique oferece novas experiências para crianças com paralisia. (Foto: Denise Dal Farra)

Com intuito de "sair da bolha" e desenvolver habilidades sociais, a organizadora pontua que o diagnóstico da paralisia cerebral nada mais é do que uma condição de saúde.

"Hoje estamos promovendo, juntamente com uma equipe de psicopedagogo, fonoaudiólogos e fisioterapeutas atividades como pintura em vaso, a plantação de árvores, brincadeiras com massinhas. Isso é muito lúdico, uma forma de desenvolvimento para sair do contexto hospitalar", concluiu.

Pequenos realizam oficina de pintura em vasos de plantas. (Foto: Denise Dal Farra)
Pequenos realizam oficina de pintura em vasos de plantas. (Foto: Denise Dal Farra)

Em dados - De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, a paralisia cerebral acomete mais de 2 milhões de crianças e adultos em todo o país.

O estudo aponta que uma a cada quatro crianças não consegue falar. No mesmo panorama, uma a cada quatro não consegue andar ou sofre com epilepsia. Já um a cada dois casos apresenta deficiência intelectual.

Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com o diagnóstico podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias