ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Quem sempre roeu unhas ensina como resistir à mão na boca

Estretégias usadas por quem rói unhas, com o coronavírus, vai além de lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel

Danielle Errobidarte | 25/03/2020 07:45
Roer unhas pode ser um hábito ainda mais prejudicial a saúde durante pandemia de coronavírus. (Foto: Arquivo Pessoal/Jaqueline Crepaldi)
Roer unhas pode ser um hábito ainda mais prejudicial a saúde durante pandemia de coronavírus. (Foto: Arquivo Pessoal/Jaqueline Crepaldi)

Com a pandemia de coronavírus, deixar de levar a mão à boca pode, literalmente, salvar vidas. A higienização das mãos é a principal forma de evitar que o vírus entre no organismo. Mas esse pequeno gesto pode ser ainda mais complicado para aqueles com um hábito muito comum entre brasileiros: roer as unhas.

Seja por ansiedade, estresse ou mesmo para passar o tempo, quem tem esse costume vive testando jeitos de controlar colocar a mão na boca. Desde esmaltes com cheiros fortes até assunto na terapia com psicólogo, o Lado B conversou com pessoas que têm o hábito de roer as unhas e que dão dicas de como fazer isso com menos frequência.

Para a professora Juliana Miguel, o assunto virou caso de terapia. Durante as sessões com o psicólogo, ela descobriu que o hábito de roer as unhas é consequência de momentos de ansiedade, e não a causa. “Já até fiz terapia para parar. Melhorou, mas não parei. A solução foi tratar a causa de fazer isso, e tentar controlar a ansiedade com exercícios e respiração”.

Outra estratégia usada por ela é ir à manicure com frequência. “Eu faço as unhas toda semana e sempre pinto de cores escuras, porque se sair fica horrível e me incomoda o esmalte estar faltando. As cores claras são mais difíceis de perceber, e as unhas de gel não funcionaram porque eu arrancava, me incomodou”, sugere.

Usar esmaltes com frequência nas unhas é uma das dicas dadas por quem sempre coloca os dedos na boca. (Foto: Danielle Matos)
Usar esmaltes com frequência nas unhas é uma das dicas dadas por quem sempre coloca os dedos na boca. (Foto: Danielle Matos)

Os esmaltes também são uma opção para Raquel de Souza, que, assim como Juliana, acha que a estética das mãos pode ajudar a não colocar os dedos na boca. “Já testei vários esmaltes, inclusive alguns que têm cheiro ruim, mas não funcionou e acabava roendo de novo. O que mais me ajuda é estar com as unhas sempre feitas, porque me policio para evitar roer e fico com dó de estragar”.

Outra dica dada por Raquel é pedir ajuda para pessoas próximas e que fazem parte da sua rotina. Em momentos de maior ansiedade, ela só percebe que está com as unhas roídas quando o dedo já está machucado. “Eu nem percebo que estou com a mão na boca e quando vou ver já está machucado e preciso colocar band-aid, que também pode ajudar a não morder. Mas acho que o melhor jeito é pedir para as pessoas por perto te avisarem. Tenho uma amiga que inclusive dá tapas na minha mão”, opina.

Nesse período de quarentena, ocupar a mente apenas com filmes, leitura de livros e assistir noticias sobre o coronavírus pode ser um gatilho mental para quem sofre de ansiedade. A consequência é roer ainda mais as unhas. É o caso de Jaqueline Crepaldi, que utiliza a recomendação mais simples dada pelos profissionais da saúde, para se prevenir: lavar ainda mais as mãos. "Tripliquei a quantidade de vezes que lavo as mãos agora com o coronavírus".

Ela acredita que colocar fitas e curativos na ponta dos dedos pode incomodar ao colocar na boca e, consequentemente, diminuir o número de vezes da ação. “Quando percebo que estou ansiosa e roendo as unhas, tento focar em outra coisa para ocupar as mãos, como jogar no celular. Coloco band-aid e fita micropore na ponta dos dedos e assim não tenho acesso às unhas”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias