ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Faz Bem!

Sem glúten, Thaynara ensina receita de pãozinho de tapioca para café da manhã

A nutricionista criou o preparo no mês passado e o resultado foi um lanche macio, semelhante a pão de queijo

Alana Portela | 03/03/2020 07:37
Três pãezinhos de tapioca que acabam de sair do forno. (Foto: Arquivo pessoal)
Três pãezinhos de tapioca que acabam de sair do forno. (Foto: Arquivo pessoal)

No “Menu da Nutricionista” desta semana, Thaynara Martinho ensina os leitores do Lado B a preparar a receita de pãozinho de tapioca criado por ela. O resultado é um pão sem glúten, que não deixa a sensação pesada no estômago e pode ser comido no café da manhã ou levado para o serviço como o lanche da tarde.

“O pãozinho de tapioca abrange todas as pessoas, mas é bem legal, principalmente, para quem é celíaco. A tapioca por ser feita da goma de mandioca é um alimento glúten-free, rico em carboidratos de fácil digestão, com baixo teor de sódio e gordura”, explica Thaynara.

Ela tem 26 anos e atua como nutricionista desde o começo do ano. Quando está inspirada, gosta de ir para cozinha e criar receitas para inserir no seu caderno de culinária. A receita é leve e rápida para ser preparada em casa. “As pessoas querem praticidade nas pequenas refeições e essa receita se encaixa perfeitamente, por ser rápida”.

Para fazer em casa é preciso separar os ingredientes;

•1 ovo
•40g de goma de tapioca
•30 queijo muçarela
•1 colher (de café) de fermento em pó
•Sal a gosto.

O modo de preparo é simples; misture tudo num recipiente depois coloque a massa dentro de forminhas de silicone para assar a 180° na Air Flyer, por 15 minutos. “Ou assar no forno também a 180°, mas o tempo varia de acordo com cada forno”, explica a nutricionista.

Em pouco tempo aparece o resultado da receita, um pãozinho de tapioca que lembra pão de queijo pela textura. “Lembra bem o gosto também”, comenta. “Aconselho até não por muito sal, porque a muçarela já tem”, orienta.

A receita é uma opção para ser saboreada durante o café da manhã ou levar para fazer o lanche da manhã ou da tarde. “Dá para as crianças levarem de lanche também. Meu filho mesmo adora”.

A nutricionista ainda comenta sobre os benefícios para quem aderir à ideia. “É uma opção que se encaixa tanto para quem quer emagrecer, como em uma reeducação alimentar, ou pra quem não faz nenhum tipo de dieta”.

Ela explica que, como a tapioca não possui nenhum tipo de fibra, pode enriquecer o pãozinho acrescentando chia ou linhaça triturada. “Assim faz com que diminua o índice glicêmico, demorando mais para esse carboidrato ser transformado em glicose e liberado na corrente sanguínea, evitando os picos de insulina", finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no Google Notícias