ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Games

Playstation 5 ganha VRR que melhora a suavidade na movimentação em FPS

Patrick Weiller | 04/05/2022 16:28
PlayStation 5 recebe recurso que já era presente no Xbox Series.
PlayStation 5 recebe recurso que já era presente no Xbox Series.

Recentemente a Sony implementou o VRR, Variable Refresh Rate, que é a taxa de atualização variável, recurso que já tem no Xbox Series desde seu lançamento, mas o que seria isso.

Esse é um recurso que dobra a transmissão dos FPS (Quadros por segundo) que são os responsáveis pela suavidade na imagem e gameplay, que os gamers hoje em dia já estão acostumados por terem as escolhas que geralmente implicam em rodar o jogo no modo qualidade que fica com resolução 4k porém com 30 fps, ou rodar no modo desempenho que roda a 60fps porém com uma queda na resolução da imagem.

Muito preferem (eu inclusive) rodar os jogos no modo desempenho pra ter uma suavidade muito mais realista na movimentação, é nítida a diferença que um jogo com 60fps causa pois esta é a forma como vemos o mundo, o olho humano capta e compreende 60fps, 60 quadros por segundo, vindo ainda os 120fps como sendo mais uma sensação de tempo de resposta maior do que uma revolução maior na movimentação.

O que o VRR vem pra ajudar nisso? Os jogos do Playstation 5 que já possuem atualização para usar tal recurso acaba que quase dobra os quadros, os jogos que tem habilitado o VRR deixam o FPS do jogo desbloqueado, assim atingindo altas taxas de quadros, porém o VRR ajuda a estabilizar a transmissão desses quadros não gerando stuttering e melhorando também o input lag, tornando assim a melhor opção possível pra ter a experiência suave de imagem.

Esse é um fator determinante na escolha de alguns gamers, eu por exemplo, escolhi jogar Elden Ring no Xbox Series X pois com o VRR o jogo atingia acima dos 60fps, enquanto no PS5 que não possuía a tecnologia, o mesmo jogo acabava por ter várias quedas abaixo dos 60fps causando stuttering e frame skipping também.

Aumentos de FPS são enormes usando VRR e uma TV compatível.
Aumentos de FPS são enormes usando VRR e uma TV compatível.

Porém, vem a noticia ruim desta tecnologia, é a que você precisa ter um televisor novo da mais alta tecnologia, tvs de Oled da LG são as que mais abusam de ter esses recursos como VRR, Nvidia Gsync e taxas de 120hz para os consoles da nova geração.

Ainda aguardamos atualizações do VRR em jogos como Horizon Forbidden West que pode ser aprimorado de forma tremenda. Por hora temos Spider Man Remastered e Miles Morales que com o VRR no modo desempenho atinge acima dos 100fps, Devil May Cry 5, Dirt 5, Ratchet & Clank: Em uma nova Dimensão, Resident Evil Village e outros que logo virão. Também existe a opção de forçar o VRR em jogos ainda não compatíveis, em jogos como Elden Ring vimos diferença, em outros já nem tanto.

A nova geração está só começando, ainda temos a Unreal Engine 5 que virá pra revolucionar os gráficos, então todos os recursos tecnológicos que podemos usar pra tornar a experiência de gameplay ainda melhor será sempre muito bem vinda.

Esta matéria tem apoio e criação da Retro Gamers: Video Games Concept que fica no Shopping Campo Grande (67) 99264-4005.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Nos siga no Google Notícias