A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

26/12/2011 14:54

Curso aposta no mercado de bolsas e segunda turma já tem fila de espera

Ângela Kempfer
Bolsas produzidas pelas alunas do curso. (Foto: Simão Nogueira).Bolsas produzidas pelas alunas do curso. (Foto: Simão Nogueira).

Alunas com o diploma universitário de Moda ou apenas curiosas que já produziam artesanalmente são a primeira turma formada pelo Senac/MS no curso de produção e designer de bolsas.

Antes do desfile oficial de encerramento, desenhos e materiais espalhados pela mesa mostravam como foi o processo até as peças ficarem prontas.

O Senac é a primeira instituição no Brasil a conseguir esse tipo de certificação e quer profissionalizar o setor que lá fora criou um mercado de luxo internacional.

“Fiquei surpreso com o potencial criativo das alunas, com a facilidade ao lidar com os materiais”, conta o professor do curso, o estilista conhecido pelo designer de bolsas, César Anunciação.

O interesse é tamanho, que a segunda turma – a ser aberta em abril, já tem lista de espera. Não há produção significativa em Mato Grosso do Sul, o que vira oportunidade para os estilistas recém formados.

Primeiro, as aulas levam à interpretação da modelagem de bolsas ícones internacionais, como Hermès, Marc Jacobs, Louis Vuitton, Gucci...

É preciso aprender como a peça é feita, entender os cortes, a costura, o acabamento, para depois reproduzir o processo e, após dominar a técnica, criar.

“Só depois de compreender o processo é que uma pessoa consegue fazer algo diferente, colocar identidade na peça”.

César Anunciação mostra como processo ocorre.César Anunciação mostra como processo ocorre.

Nesse caminho, o curso apresenta texturas, estampas e metais que são tendências internacionais, do couro ao tecido.

Em uma das bolsas executadas durante o curso, 4 cores diferentes e estampas variadas transformaram o modelo famoso em versão inédita.

O laboratório de experimentação, em período extra de aulas, serviu para ampliar as possibilidades, e até sapatos passaram a aguçar a imaginação das alunas. “A partir das bolsas, abrimos uma extensão para outros acessórios”, explica César.

O desfile já ocorreu no dia 15 de dezembro, noite especial para Ana Cristina Marques, de 43 anos. Ela veio do Rio Grande do Sul, só para o curso. “É o único no Brasil e sempre tive esse sonho”.

Dentista, Ana já “brincava”, de fazer bolsas em tecido e deu o primeiro passo importante para criar de forma mais profissional.

Edir Silva, de 56 anos, também produzia em casa e agora descobriu o universo da modelagem ao acabamento. “Para todo sapato tenho uma bolsa, sou apaixonada e agora aprendi como fazer.”

Jaqueline Teixeira, concluiu o curso de Moda na Anhanguera, passou a fazer Direito e no quinto semestre tem cada vez mais certeza de que quer mesmo ser estilista. “A cada semestre fico pensando se faço ou não a rematrícula. Gosto mesmo é de Moda. Antes fazia as bolsas na base do improviso, agora sei como é a técnica e vou continuar”.

Jaqueline concluiu o curso de Moda e agora aprendeu a técnica da produção de bolsas.Jaqueline concluiu o curso de Moda e agora aprendeu a técnica da produção de bolsas.
O acabamento, um dos segredos das boas peças.O acabamento, um dos segredos das boas peças.



Vocêsestão de parabéns. Confecciono bolsas, mas não tenho o curso.Gostaria de saber se tem limite de idade para esse curso?
 
Lourdes c ruz em 22/04/2013 09:32:09
eu sei quem é esse menino ae hein aishauihsuiahsuiha ... SUCESSO !
 
jefferson rodrigues em 27/12/2011 12:26:13
Parabéns ao senac por investir no curso e no profissional maravilhoso que é o César.
Seu trabalho é único e especial.
Quero muito fazer este curso.
 
Divanilza Jacques Palhano em 27/12/2011 12:22:22
Amei o curso!
A confecção de bolsas em couro sempre me pareceu uma coisa além das minhas possibildiades.
Sempre quis costurar couro e nunca me aventurei, com o curso e as tecnicas impressionantes aprendidas com prof° Cesar Anunciação vi quanta coisa poderia fazer e me animei bastante! Agora estou com a minha produção a todo vapor.

Obrigada Prof° por dividir com os alunos todo o seu conhecimento!
 
Jaqueline Teixeira em 26/12/2011 11:44:48
Acho lindo o trabalho do César, as bolsas são maravilhosas e tenho certeza que se trata de um ótimo campo de trabalho. Parabéns Senac e César Annunciação.
 
Poliana Nunes em 26/12/2011 06:40:34
César, parabéns pelo seu brilhante trabalho. Prova disso são essas turmas e mais turmar que irão formar. O Mato Grosso de Sul precisa de empreendedorismo, e vc é um deles.
 
Edu Lima em 26/12/2011 06:17:27
Trabalho lindo, já estudei no Senac, conheço a qualidade dos cursos. Estou encantada com o trabalho dos alunos desse curso, muito lindo, queria ver mais bolsas, mais fotos...
 
Dulce Hugo em 26/12/2011 06:14:00
Excelente curso! Campo Grande se destaca mais com esse grande empreendimento! Ainda mais com profissionais capacitados como o estilista designer de bolsas, César Anunciação. Parabéns César!
 
Franco Boeira em 26/12/2011 06:07:22
Não sabia que acontecia curso desse nível no Senac/MS e em CG, as bolsas são lindas, fiquei surpresa, não quero fazer o curso, não levo jeito algum nas costuras, mas quero deixar os meus parabéns pela iniciativa, fazer moda em Campo Grande não deve ser fácil!
 
Luciana Guimarães em 26/12/2011 05:49:35
Olá boa tarde.
As bolsas são m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s, parabéns ao Senac e ao docente César. Vocês do Lado B estão em todos os momentos maravilhosos que acontecem na cidade, fico feliz por isso!
Obrigada.
 
Claudia Guimarães em 26/12/2011 05:42:52
Que ótimo esse curso..otima oportunidade no campo de emprego.!!
 
Fernandino em 26/12/2011 04:32:11
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.