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Moda

Fernando Torquatto garante ao **Lado B**: maquiagem barata também é boa!

Ângela Kempfer | 14/06/2012 13:39
Fernando Torquatto é maquiador e fotógrafo.
Fernando Torquatto é maquiador e fotógrafo.

Responsável pela linha de maquiagem da marca O Boticário, Fernando Torquatto, já tem prontas as coleções até 2014. Na São Paulo Fashion Week, ele mostrou hoje em desfile especial da marca (patrocinadora do evento) o que a liha Make.B tem para o Verão do próximo ano. Antes, em entrevista ao Lado B, falou sobre preço X qualidade e garantiu: “Maquiagem barata também é boa”.

Em uma semana de moda onde a MAC é fichinha perto de sofisticadas linhas de cosméticos internacionais e últimos lançamentos de Yves Saint Lauren, por exemplo, falar pelo Boticário parece menor, mas Fernando defende a marca como à altura dos produtos europeus.

“Não só O Boticário, mas as outras linhas populares são muito seguras e modernas, tem a mesma performance. Você consegue qualidade pagando bem menos”, assegura o maquiador sobre concorrentes como Avon e Natura.

As linhas de super definição lançadas no Brasil, , como a base HD, são elogiadas pelo maquiador/fotógrafo. "É alta tecnologia e feita para a pele da brasileira, o que é uma super vantagem".

Para ter sucesso, ele recomendar escolher as cores certas da estação e “estudar” nas centenas de blogs sobre o assunto que existem na internet. “Tá todo mundo mostrando como fazer, é só parar alguns segundos em frente ao computador”, comenta.

Sobre as cores do momento, Fernando lembra do azul, me todos os tons. Neste inverno, o tom deve ser mais escuro, acinzentado, mas no Verão...”todos os tons são aceitos, do piscina ao marinho”.

Foto do desfile de O Boticário. Sombra azul e baton laranja, super tendência de Verão. (Foto: SPFW)
Foto do desfile de O Boticário. Sombra azul e baton laranja, super tendência de Verão. (Foto: SPFW)
No backstage, o dourado.
No backstage, o dourado.

Na cartela de cores o laranja é outro destaque e o rosa um coadjuvante candidato ao Oscar. “Adora uma boca pink”, comenta. A ideia da estação é usar os tons de frutas vermelhas.

Para quem tem dinheiro, uma das fórmulas usadas no SPFW é usar sempre tons de batom. No caso da boca laranja, a junção foi da Yves Saint Laurent, os números 13 (Le Orange) e 16 (Rouge Roxanne). Para combinar, sombra marrom, sempre.

Outra sugestão é combinar o batom Apricot do Boticário com algum vermelho vivo. Para as bem branquinhas o laranjão é indicado, mas para quem tem a pele mais morena, a dica é unir o tom mais aberto aos vermelhos mais fechados.

Os olhos continuam como o Ponto G da maquiagem. A Boticário lançou um delineador pastoso, para aplicação com pincel, nas cores amarelo e azul, que são a aposta da diferença de Fernando Torquatto. “Um detalhe bem colocado é tudo”, justifica.

Na moda dos tons mate, ele defende a textura, mas prega algo mais “encorpado, não muito seco. Levemente cremoso.” O opaco, no entanto, deve perder espaço novamente para o brilho. “A cobertura de gloss volta a ser forte, por conta da aparência hidratada”.

A dica do especialista é misturar na base tipo HD uma gota de iluminador dourado ou bege, daqueles usados para segurar o bronzeado. “Esse tipo de base possui pigmentos mais finos de cor, então ela promove uma cobertura menos aparente. Uso a mistura para cobrir todo o rosto. Agora, se o iluminador tiver partículas de brilho, o segredo é aplicá-lo somente acima das maçãs. Isso evita que fique muito exagerado”.

A base HD tem o poder de esconder as piores imperfeições e o preço nem é tão alto, em marcas nacionais custa menos de R$ 50,00. Na Boticário custa R$ 47,00.

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