ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 20º

Sabor

Brigadeiro de banana-da-terra é sobremesa fit sem deixar de ser doce

Com pasta de amendoim e quatro opções de cobertura, dá para matar a vontade de comer doce com receita saudável e fácil de preparar

Por Alana Portela | 22/07/2020 06:30
Com cobertura de castanha de caju, coco ralado e cacau em pó, brigadeiro de banana-da-terra é opção de sobremesa. (Foto: Mariana Corradi Golvea)
Com cobertura de castanha de caju, coco ralado e cacau em pó, brigadeiro de banana-da-terra é opção de sobremesa. (Foto: Mariana Corradi Golvea)

Fácil de preparar, brigadeiro de banana-da-terra é opção de sobremesa saudável para matar a vontade de comer doce. Com pasta de amendoim e quatro opções de cobertura, podendo ser: castanha de caju, nozes, coco ralado ou cacau em pó, a receita fica pronta em 30 minutos.

“A banana-da-terra é rica em cálcio, magnésio, potássio e vitamina C”, afirma a nutricionista Mariana Corradi Gouvea. Ela criou a receita com a intenção de unir sabor e alimentação saudável, e agora compartilha com o Lado B. Contudo, apesar de fazer bem para saúde, é preciso comer moderação.

“Isso depende muito da orientação individual e objetivo de cada um. Mas, duas a três bolinhas, uma vez por semana. Com moderação, pode ser uma boa aliada na vontade de doce”, diz.

A receita é com banana-da-terra, pois a textura é mais consistente e deixa o brigadeiro no ponto ideal. No entanto, também dá para preparar usando banana maça, prata e até nanica.

“O que muda é a textura. As outras bananas não precisam cozinhar, é só amassar e fazer. Uma dica é deixar o brigadeiro na geladeira antes de enrolar, para não ficar mole. A diferença calórica não é muita, mas a banana maçã é menos calórica, enquanto a banana-da-terra é mais. No entanto, tudo envolve a quantidade que se come”, explica.

Apesar de irresistível, a nutricionista comenta que algumas pessoas devem evitar o consumo. “Portadores de doença renal crônica devem evitar banana pela quantidade de potássio. Mas, no geral, diabéticos podem comer sim, com moderação”, destaca.

O segredo do brigadeiro é apostar numa boa pasta de amendoim para ressaltar o sabor. “O gosto fica muito saboroso. A banana e a pasta de amendoim dão o sabor principal e o cacau neutraliza”.

Ingredientes: 

  • 2 bananas-da-terra maduras
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • 1 colher de sobremesa rasa de cacau em pó
  • Castanha de caju/ nozes/ coco ralado/ cacau em pó (escolha uma opção de sua preferência)

Modo de preparo: Comece cozinhando as bananas que devem estar bem maduras. Depois de pronta, amasse e acrescente os demais ingredientes. Após misturar bem, deixe a massa por dez minutos na geladeira.

Na sequência, retire da geladeira e enrole a massa em formatos de bolinha. Para a cobertura, passe as bolinhas numas das castanhas ou no coco ralado ou então no cacau em pó.

O brigadeiro de banana-da-terra também pode virar recheio.  "A pessoa pode não enrolar, mas fazer só o brigadeiro e rechear a panqueca. Pode usar como recheio de bolinho light", orienta a nutricionista. A Mariana gosta de inovar na cozinha e está sempre compartilhando as ideias através do @nutricionistamaraianacorradi.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Pedaço do brigadeiro de banana-da-terra com cobertura de castanha. (Foto: Mariana Corradi Gouvea)
Pedaço do brigadeiro de banana-da-terra com cobertura de castanha. (Foto: Mariana Corradi Gouvea)