ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Casal que diz ter "fugido" por amor abre lanchonete com tempero da Tunísia

Ângela Kempfer e Anny Malagolini | 16/04/2013 06:12
Inês da Costa e Yassine Yahyaoui, na porta da lanchonete. (Foto: João Garrigó)
Inês da Costa e Yassine Yahyaoui, na porta da lanchonete. (Foto: João Garrigó)

O casal Inês da Costa e Yassine Yahyaoui abriu em Campo Grande uma lanchonete há dois meses. Normal, não fosse o chamariz no nome da casa “Lanches da Tunísia”.

Ao lado da coxinha brasileira, o cardápio tem algumas “amostras” da gastronomia tunisiana, graças a Yassine. Por lá, um país do tamanho do Acre, a língua oficial é o árabe, assim como boa parte do tempero.

O cliente pode escolher chipa, pão de batata...ou experimentar a kafta, o tajin e o sanduíche de Merguez, linguiça picante, feita com carne bovina ou de carneiro, depois frita. Um lanche de tamanho generoso, por R$ 4,00.

O prédio é simples, como tantos outros na avenida Mato Grosso, em Campo Grande. As diferenças nas paredes são algumas fotos da beleza tunisiana.

Como é recente, o cardápio ainda não está fechado. O casal pretende, aos poucos, ir oferecendo o que é servido na Tunísia, culinária também com forte influência francesa, graças a ocupação do país que durou mais de 70 anos.

Yassine Yahyaoui e seu sanduíche de Merguez.  (Foto: João Garrigó)
Yassine Yahyaoui e seu sanduíche de Merguez. (Foto: João Garrigó)

Os donos gostam de falar da cultura de longe e também de como chegaram aqui. Inês é conhecida pelo trabalho de marchand. Mas apesar de descolada, graças ao contato com a arte, a cuiabana de 58 anos garante que teve de enfrentar toda a família para casar de papel passado com Yassine, quase 30 anos mais novo.

Os dois dizem que se conheceram em 2009, pelo Facebook e de lá pra cá, seguir o caminho escolhido não foi tarefa fácil. Como um não entendia o idioma do outro, todas as conversas eram traduzidas no Google. Até a proposta de casamento ocorreu pela internet, sempre sob rejeição dos filhos.

“Eles não aceitavam que o casamento acontecesse”, lembra Inês. O jeito então foi bancar a adolescente e “fugir”, conta.

Como medo de ir para o Oriente Médio, por conta das advertências de risco feitas pelos amigos, ela diz que então propôs a mudança do noivo para o Brasil. Bastaram 3 meses para ele desembarcar aqui.

Os dois combinaram de se encontrar em Campo Grande, onde estão reconstruindo a vida já há um ano.

Em 2014, os planos incluem uma viagem à Tunísia, para Inês enfim conhecer a família dele e "realizar o casamento conforme as tradições mulçumanas", comenta.

Ainda sem falar muito bem o português, Yassine consegue resumir como foi tomar a decisão de encarar o Brasil. “Vim sem conhecer, li algumas coisa na internet que me assustaram, mas meu amor por ela é maior”.

O Lanches da Tunísia fica na avenida Mato Grosso, 1333 A.

Ao fundo, as imagens da Tunísia.  (Foto: João Garrigó)
Ao fundo, as imagens da Tunísia. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias