ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Curso de gastronomia teen faz adolescentes trocarem o celular pelo fogão

Naiane Mesquita | 09/01/2016 07:23
Adolescentes aprendem a preparar doces e salgados durante curso em Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)
Adolescentes aprendem a preparar doces e salgados durante curso em Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)

Hambúrguer de um lado, petit gateau de outro. Na turma Chef Teen do Senac em Campo Grande, 12 jovens com personalidade distintas precisam se encaixar em equipes para desenvolver o dom que eles mostram quase todos os dias em casa. Dos mais tímidos aos descolados, o grupo consegue em dois dias deixar um pouco o vício do celular de lado para arregaçar as mangas e até fazer novas amizades.

Hambúrguer de carne foi feito pelas meninas durante o curso teen (Foto: Fernando Antunes)
Hambúrguer de carne foi feito pelas meninas durante o curso teen (Foto: Fernando Antunes)

João Vitor Sato, 16 anos, é da turma dos mais tímidos. Fala baixinho, mas diz que é tranquilo trabalhar em equipe. Ao lado das meninas Mariana Flores, 13 anos e Rafaela Oliveira, 15 anos, os três fizeram um croque monsieur, uma espécie de sanduíche quente, que vai ao forno.

“Eu cozinho bastante em casa, faço carnes, filés. Comecei o ano passado, não sei porque. Sempre vejo minha mãe fazendo e resolvi aprender”, afirma.

As meninas, mais faladeiras, afirmam que sempre quiseram cozinhar e até pensam em seguir a carreira na gastronomia. Mariana aprendeu em casa ao lado do pai, que também é chef de cozinha do Senac, Adriano Torres. “Ele que me falou que iria abrir. Como eu gosto resolvi fazer. Nós cozinhamos juntos em casa, eu adoro. Penso em seguir a carreira”, indica a jovem, que está no 9º ano do ensino médio.

A professora e chef de cozinha Vera Krabbe, 50 anos, diz que foi preciso abrir outra turma devido a procura de alunos. “É a primeira vez que fazemos no Senac de Campo Grande aulas apenas para adolescentes e foi por pedido deles mesmos. Com esses programas de culinária, Master Chef, é natural que aumente o interesse dos estudantes. O interessante é que eles são muito dedicados”, ressalta.

Mariana e Rafaela estreitaram os laços de amizade durante o curso (Foto: Fernando Antunes)
Mariana e Rafaela estreitaram os laços de amizade durante o curso (Foto: Fernando Antunes)

Vera frisa que alguns dos jovens tem um pouco de experiência, normalmente o que eles aprendem em casa. “Aqui montamos um cardápio com receitas de cozinha básica. Ensinamos a fazer strogonoff, arroz, cortar legumes, noções de cocção, a trabalhar em equipe, higienização, manipulação de alimentos, enfim, múltiplos ensinamentos”, aponta.

Para quem só conhecia o trabalho dos pais, vivenciar o curso tem sido um grande aprendizado regado a diversão. “Meu pai cozinha muito bem, minha família inteira, então eu sempre quis aprender a cozinhar melhor, faço bolo, macarrão. Quero seguir com isso como hobbie”, diz Milena Escobar, 15 anos.

Ao lado de um grupo de meninas, ela foi responsável por fazer hambúrguer de carne com creme cheese. “O legal é ser nas férias, está mais divertido que ficar em casa. Aprendemos um monte de técnicas que não conhecíamos”, acredita Ana Duenha, 13 anos, que deseja se aventurar pela cozinha no futuro. “Quero ser chef”, afirma.

Devido a procura, o Senac abriu novas turmas. O Chef Teen será no dia 21 e 22 de janeiro, à tarde. Já o Chefinho Lanches e Salgados, para crianças de 7 a 12 anos, será no dia 20 e 21 de janeiro. O preço do curso é de R$ 75,00. Informações no telefone 3312-6260.

Já curtiu o Lado B no Facebook?

Nos siga no Google Notícias