A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

15/06/2019 07:44

Henrique regionalizou assado argentino na parrilla e lançou o Chimiburger

Danielle Valentim
Apresentação do burguer também é especial e ganha o acompanhamento de chips de mandioca, bem a cara do churrasco de MS.(Foto: Paulo Francis)Apresentação do burguer também é especial e ganha o acompanhamento de chips de mandioca, bem a cara do churrasco de MS.(Foto: Paulo Francis)

Só quem manja no churrasco entende todo o processo de manter uma brasa adequada para o preparo da carne. Formado em administração, o chef Henrique Soares, de 37 anos, se apaixonou pela área e foi além: regionalizou o famoso assado argentino e criou um hambúrguer com chimichurri.

Chancelado churrasqueiro aqui do Estado, Henrique é chef assador parrillero, integrante da ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais do Pantanal) e da Associação dos Churrasqueiros do Brasil/World BBQ Association – Brazil.

A apresentação é caprichada e diferente de tudo que já visto por aí, então, esqueça o espetinho. A carne em pontos variados, é cortada em tiras e servida como porção ao lado de molhos e farinha. A carne é assada sem sal, que é acrescentado ao final.

“Eu faço uma apresentação diferente. Eu asso a carne com a temperatura da brasa e não com o fogo. Eu jogo a brasa embaixo da grelha e asso a carne com a técnica argentina. Eu sempre sirvo numa tábua em formato de porção”, explica.

Carne sendo preparado com a temperatura da brasa e não sobre o fogo. (Foto: Paulo Francis)Carne sendo preparado com a temperatura da brasa e não sobre o fogo. (Foto: Paulo Francis)
A carne é assada sem sal, que é acrescentado ao final. Na fileira esquerda a carne selada e à direita ao ponto. (Foto: Paulo Francis)A carne é assada sem sal, que é acrescentado ao final. Na fileira esquerda a carne selada e à direita ao ponto. (Foto: Paulo Francis)

Os cortes argentinos são praticamente iguais, o que muda são os nomes. No entanto, para ressaltar o regional e o gosto sul-mato-grossense no Chimiburguer, Henrique leva à parrilha a ponta de costela e a ponta de peito, carnes mais comuns do Estado.

"Em parceria com o Make Burguer criei o Chimiburguer, um hambúrguer de churrasco. O blend de carne - técnica que mistura diferentes cortes em uma única preparação - é a ponta de peito e a ponta de costela", pontua.

O Lado B conferiu essa aventura gastronômica de perto e é uma pena foto não ter sabor. O pão caseiro é tostado na parrilla para adquirir crocância. O molho chimichurri é levado pronto, mas o vinagrete e a montagem dos hamburgueres são feitos ao vivo.

Hambúrguer artesanal tem 200 gramas de carne. (Foto: Paulo Francis)Hambúrguer artesanal tem 200 gramas de carne. (Foto: Paulo Francis)
Enquanto a carne assa, o pão recebe uma camada de molho de alho, que remete ao tradicional pão de alho do churrasco. (Foto: Paulo Francis)Enquanto a carne assa, o pão recebe uma camada de molho de alho, que remete ao tradicional pão de alho do churrasco. (Foto: Paulo Francis)

O hambúrguer artesanal tem 200 gramas de carne e enquanto a carne assa, o pão recebe uma camada de molho de alho, que remete ao tradicional pão de alho do churrasco. O hamburguer é montado com queijo, vinagrete e molho chimichurri.

A apresentação do burguer também é especial e ganha o acompanhamento de chips de mandioca.

O chimichurri dá o toque especial. (Foto: Paulo Francis)O chimichurri dá o toque especial. (Foto: Paulo Francis)
Harmonização de sabores é fora do comum. (Foto: Paulo Francis)Harmonização de sabores é fora do comum. (Foto: Paulo Francis)

Apaixonado por carne, o projeto de estar em vários lugares com sua parrilla surgiu em 2016, depois de um período em São Paulo. O então administrador se profissionalizou e hoje é dono de vários títulos. “Eu fiquei um período em São Paulo e trouxe a cultura da carne. Atualmente eu ministro palestras, dou aula de churrasco. O pessoal sempre me convida para falar um pouco de churrasco”, disse.

De forma prática, a ideia do projeto é levar a parrila para qualquer lugar. Henrique já assou carne em Juiz de fora, Mato Grosso, Porto Alegre, Corumbá e Aquidauana. Os próximos eventos devem acontecer em Nova Andradina, Três lagoas e Dourados.

Aqui em Campo Grande, Henrique está em vários lugares. Terça e quarta em frente à Conveniência Zero 67, na Rua Dr. Arthur Jorge, 1703, às quintas na Mega Festa, na Avenida Bom Pastor, 340, Vila Vilas Boas, e às sextas no Clube Carandá, na Rua Mario de Andrade, na Vila do Polones. Aos sábados e domingos, Henrique atende eventos.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Chef assador Henrique Soares. (Foto: Paulo Francis)Chef assador Henrique Soares. (Foto: Paulo Francis)

Confira mais fotos do atendimento do chef assador Henrique Soares em uma violada nesta sexta-feira:




imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.