ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Mary cresceu vendo só homem na estrada e decidiu criar sua comitiva

A fim de servir a comida de comitiva em eventos de MS, Mary criou a Comitiva da Patroa

Thailla Torres | 03/04/2022 08:04
Para Mary, seus pratos tem pitada de amor, carinho e tradição. (Foto: Paulo Francis)
Para Mary, seus pratos tem pitada de amor, carinho e tradição. (Foto: Paulo Francis)

O trabalho cheio de regionalidade das comitivas pantaneiras sempre esteve na vida de Mary Martinez, que cresceu no Pantanal e criou-se com a comidinha caseira feita na lenha. Por isso, aos 40 anos, a funcionária pública decidiu se entregar às origens e fundar a própria comitiva, a fim de levar para eventos a comida típica.

Quem já comeu as comidas de comitivas pantaneiras já percebeu que, na maioria das vezes, que o trabalho é liderado por homens. Esse foi mais um motivo que levou Mary a investir no novo ofício e servir os pratos remete à cultura familiar.

Nesta semana, ela aproveitou a movimentação da estreia da novela Pantanal, em Aquidauana, para servir sua comida de comitiva. Em enquete realizada pelo Lado B, 60% dos leitores contaram que já conhecem o bioma, mas 40% ainda não.

Pensando nestes números, o trabalho de divulgação das tradições feito por Mary se torna ainda mais expressivo.

Mary participa dos eventos trajada com camisa, calça de couro e chapéu. (Foto: Paulo Francis)
Mary participa dos eventos trajada com camisa, calça de couro e chapéu. (Foto: Paulo Francis)

Trajada, com chapéu, camisa xadrez, bota e calça de couro, Mary estava à frente de sua Comitiva da Patroa.

Ao público, ela serviu arroz carreteiro, macarrão tropeiro e o feijão gordo, este feito com joelho bovino. “Nem todo mundo gosta da carne de porco, por isso, eu uso joelhinho”.

Sorridente e respondendo às perguntas de quem comprava o jantar e questionava sobre sua história, Mary se diz orgulhosa. “Parece que era uma história que estava guardadinha no coração e agora resolvi compartilhar com todo mundo”.

De família pantaneira, ela recorda que sempre comeu a comida na lenha e caseira. “É uma comida com pitada de amor e carinho”.

Diante das origens, ela resolveu ouvir a dica de um amigo do Sindicato Rural e criar sua comitiva. “Sempre fiz em casa, mas nunca nessa proporção. Quando decidi fazer quis me trajar, então comprei chapéu e mandei fazer a calça de couro”.

Para Mary, sua presença nos eventos é importante para fortalecer a mulherada que deseja se inserir no universo da comitiva. “Geralmente, a tradição traz os homens preparando a comida, mas temos que dar espaço às mulheres e mostrar que elas também vieram para arrasar na comitiva”.

Este foi o terceiro evento de Mary. Quem quiser ficar por dentro dos eventos ou até contratar a comitiva, o telefone é (67) 99115-0321.

Mary servindo a comida aos clientes durante estreia da novela. (Foto: Paulo Francis)
Mary servindo a comida aos clientes durante estreia da novela. (Foto: Paulo Francis)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Nos siga no Google Notícias