ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Restaurante vira “pitstop” do elenco de Pantanal com linguiça de pintado

La Garcia é a casa da criação do chef Rafael Garcia, onde atores e atrizes da Globo param para almoçar

Bárbara Cavalcanti | 02/10/2021 07:12
Porção de linguiça de pintado com repolho agridoce, mandioca e molho de lemon pepper com chimichurri. (Foto: Marcos Maluf)
Porção de linguiça de pintado com repolho agridoce, mandioca e molho de lemon pepper com chimichurri. (Foto: Marcos Maluf)

Há poucos meses, o restaurante La Garcia, a 122 quilômetros de Campo Grande, virou o “pitstop” das estrelas da novela Pantanal em Piraputanga, distrito de Aquidauana. O local virou point do elenco e equipe técnica que param para almoçar e recuperar as forças antes de seguir viagem para as fazendas onde acontecem as gravações do remake da novela.

Mas mesmo sem a movimentação causada pelos artistas, o restaurante já dá o que falar na região por causa de seu cardápio. O proprietário e chef Rafael Garcia, de 33 anos, é quem assina receitas autorais como as da linguiça de pintado e do pastel de moqueca de peixe.

A sugestão de incluir o restaurante como parada entre Campo Grande e o set de filmagem veio da produção local. Mas tudo acontece de maneira sigilosa, que é exigência por parte da emissora. “Ninguém sabe quando e quais atores virão, a não ser no momento que eles chegam”, explica Rafael.

Rafael conversa com o Lado B sobre o restaurante e sobre o remake de Pantanal. (Foto: Marcos Maluf)
Rafael conversa com o Lado B sobre o restaurante e sobre o remake de Pantanal. (Foto: Marcos Maluf)

Nas redes sociais, é possível ver quem do elenco já experimentou a comida de Rafael. De acordo com os registros postados no Instagram do restaurante, os primeiros a marcarem presença foram a atriz Letícia Salles, que fará o papel de Filó, junto com o ator mirim Lucas Oliveira, uma das crianças no papel de Tadeu, filho da personagem.

Bruna Linzmeyer foi a próxima a almoçar no local, registro inclusive feito aqui no Lado B. Ela interpretará Madeleine na produção. Por último, na quinta-feira passada, quem passou por lá foram os atores Gabriel Stauffer, Gustavo Corasini junto com a atriz Malu Rodrigues.

O papel de Gabriel é o do médico Gustavo na primeira fase da novela. No original, o personagem foi interpretado por José de Abreu. Gustavo é mais um ator mirim no papel de Tadeu, mas em outra idade, e Malu Rodrigues faz a personagem Irma, irmã de Madeleine.

Rafael aproveita para se inteirar da novela com os próprios atores. A presença dos artistas na cidade já é conhecida pela maioria dos moradores e motivo de atrair fãs e curiosos ao restaurante. “O pessoal sempre passa olhando, tentando descobrir alguma coisa. Mas nem a gente sabe também, a gente só na hora”, se diverte Rafael.

As opções de comida são todas à la carte, com foco em peixe, como a maioria dos restaurantes da região. Um dos pratos tão famosos quanto os artistas globais em Piraputanga e região é a linguiça de pintado, criada pelo próprio Rafael.

Prato de linguiça de pintado, criação do proprietário e chefe Rafael Garcia. (Foto: Marcos Maluf)
Prato de linguiça de pintado, criação do proprietário e chefe Rafael Garcia. (Foto: Marcos Maluf)
Linguiça de pintado tem textura firme e sabor predominante do peixe. (Foto: Marcos Maluf)
Linguiça de pintado tem textura firme e sabor predominante do peixe. (Foto: Marcos Maluf)

“Eu tenho experiência na gastronomia. Isso unido à criatividade, fez com que eu criasse a linguiça para trazer um diferencial”, detalha.

A textura é firme como a de linguiça, mas o gosto do peixe ainda é bem distinto. A mistura de temperos é equilibrada, com sal no ponto. E quem acha que vai sentir pedaços de peixe, se engana, pois é tudo bem homogêneo.

Para acompanhar a linguiça, vem no prato também um molho caseiro especial com lemon pepper e chimichurri, mandioca e uma porção de repolho agridoce, que Rafael também afirma ser de sua autoria. Outro prato especial da casa é o pastel de moqueca de pintado. “Eu criei de um jeito que a moqueca não fica molhada e assim não encharcar a massa”, comenta.

Natural de Campo Grande, Rafael viu em Piraputanga uma oportunidade, mas acredita no potencial gastronômico de toda a região. No ambiente do estabelecimento, o que prevalece é o estilo rústico, com paredes com tijolos à mostra e móveis de madeira de demolição.

Estilo predominante no restaurante é o rústico, com móveis feitos de madeira de demolição. (Foto: Marcos Maluf)
Estilo predominante no restaurante é o rústico, com móveis feitos de madeira de demolição. (Foto: Marcos Maluf)

“Sempre frequentei muito aqui quando era criança. Gosto muito da paz desse lugar, paz espiritual é só em Piraputanga. E aqui é um corredor gastronômico da Estrada Park, a região toda tem muito a oferecer”, expressa.

O La Garcia fica na Rua Luiz Miranda Horto, 490, em Piraputanga. O horário de funcionamento é a partir das 9 horas da manhã, com opções de almoço mais tarde no dia.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias