ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Trufa de milho é item especial de negócio que uniu a família

Nas feiras públicas, Taynara e os pais vendem a trufa e outras receitas tradicionais como o 'bicho de pé'

Jéssica Fernandes | 17/09/2022 07:27
Vendida nas feiras, a trufa é recheada com milho cozido. (Foto: Paulo Francis)
Vendida nas feiras, a trufa é recheada com milho cozido. (Foto: Paulo Francis)

Em 2015, a administradora Taynara Soares Brandão, de 34 anos, dava os primeiros passos no negócio que hoje tem a participação dos seus pais Brandão e João Roberto, de 60 anos. Na Sabores Cacau, os três vendem doces clássicos, como o tradicional ‘bicho de pé’, porém um destaque em especial é o bombom recheado com milho.

A princípio, Taynara só queria obter uma renda extra nas datas comerciais onde as pessoas costumam recorrer aos doces como forma de presente. Ao lado de uma amiga (Anelize), ela conta que deu os primeiros passos no negócio.

“A Sabores do Cacau nasceu em março de 2015 da ideia de duas amigas de ganharem um extra com o Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais e Natal. O nome que era escrito ‘sabores do caccau’ era para fazer referência ao chocolate em si, nossa matéria prima da época e ainda permanece assim”, conta.

Doces produzidos pela família são feitos com cacau. (Foto: Paulo Francis)
Doces produzidos pela família são feitos com cacau. (Foto: Paulo Francis)

Após dois anos, ambas seguiram rumos profissionais diferentes, mas Taynara quis continuar com o negócio. Foi na Páscoa daquele ano que Eva virou parceira de negócios da filha. “Minha mãe Eva Brandão se juntou nessa caminhada. Começamos a fazer cursos oferecidos por lojas de doces da cidade e com essas especializações conseguimos mais clientes”, explica.

Já em 2019, a família conseguiu montar a cozinha industrial e expandir a produção que hoje é vendida em feiras públicas. “Foi quando meus pais conseguiram fazer uma cozinha na antiga sala de casa só para o Cacau. Tudo separadinho como deveria ser pelas questões de higiene, armazenamento de insumos e produção”, afirma Taynara.

Para as feiras do Ipê Amarelo, Praça do Peixe, Coopharadio e Bosque da Paz, os três levam e apresentam os doces ao público. Neste ano, a família desenvolveu o bombom que tem despertado curiosidade. “Com as feiras de junho e julho nasceu nosso mais novo produto queridinho, a trufa de milho, feita com cobertura branca, corante amarelo e recheio de brigadeiro de milho”, comenta.

Taynara e a mãe, Eva, na Feira do Bosque da Paz. (Foto: arquivo pessoal)
Taynara e a mãe, Eva, na Feira do Bosque da Paz. (Foto: arquivo pessoal)

Ele é feito no formato de milho e também no modelo tradicional da casca meio amarga para vendas do dia a dia. A empreendedora garante que a receita não tem nenhum mistério e fala que muitos associam o sabor a outros pratos.

"É uma receita simples como brigadeiro ou beijinho. Ao invés de coco e chocolate em pó colocamos milho em lata batido e cozinha bem. Todos acham diferente. Além do formato de milho ser do próprio milho, muitas pessoas vendem com brigadeiro tradicional no mesmo formato. Muitas pessoas assemelham o sabor ao curau e à pamonha doce”, diz.

Menu - Além da trufa de milho, a família traz receitas clássicas no menu. “Nossos produtos variam de doces tradicionais à bombons tipo buffet, pirulitos, mini cones, lembranças, ovos de páscoa, chocotones trufados. Mas o carro chefe e que desde o começo fazemos e não paramos são bombons”, reforça.

O cacau está sempre presente de alguma forma seja no chocolate da casquinha, no brigadeiro ou recheio decorativo. Quem quiser conhecer, o perfil é @saboresdo_cacau

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias