ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Lado Rural

Campanha contra aftosa termina com 99,73% do rebanho de MS vacinado

. O rebanho de Mato Grosso do Sul conta com cerca de 11.722.450 bovinos e búfalos

Adriano Fernandes | 08/07/2022 19:54
Bovino sendo vacinado. (Foto: Arquivo)
Bovino sendo vacinado. (Foto: Arquivo)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa, terminou com 99,73% do rebanho de bovinos e búfalos do Estado, imunizados, conforme a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A campanha foi realizada de 1º a 30 de maio nas regiões do planalto e no Pantanal foi concluída no dia 15 de junho.

Excepcionalmente, neste ano as etapas foram invertidas, com todos os bovinos e bubalinos com até vinte e quatro meses de idade tendo de ser vacinados na primeira etapa (em maio), e todo o rebanho bovino, de mamando a caducando, na segunda etapa (em novembro). O rebanho de Mato Grosso do Sul conta com cerca de 11.722.450 bovinos e búfalos.

Nos últimos anos Mato Grosso do Sul tem alcançado excelentes índices de vacinação de animais contra febre aftosa. Os resultados são reflexo do envolvimento dos produtores rurais e de toda cadeia produtiva da carne. O Estado terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais.

Nos siga no Google Notícias