Controle da gripe aviária permite retomada de exportações para 2 países
África do Sul e Singapura retiraram restrições nesta terça-feira (8), informa o Mapa
África do Sul e Singapura retiraram, nesta terça-feira (8), o embargo à carne de frango produzida no Brasil. Os países haviam imposto a restrição após casos de gripe aviária no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
África do Sul e Singapura retomaram as importações de carne de frango do Brasil após o controle do surto de gripe aviária em Montenegro, Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura confirmou a retomada, ressaltando que a doença está controlada. O surto, identificado em maio, resultou na morte de milhares de aves e no sacrifício de outras para conter a disseminação. Com o fim do embargo, nove países, além da União Europeia, ainda mantêm restrições à carne de frango brasileira, incluindo China, Canadá, Chile e Peru. Dezoito países restringem apenas a carne proveniente do Rio Grande do Sul. A Organização Mundial de Saúde Animal reconheceu o controle do surto no Brasil, facilitando a flexibilização das restrições. O governo brasileiro espera que outros países normalizem as importações nos próximos meses. Este foi o primeiro caso de gripe aviária em produção comercial no país.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, no início da noite, que as compras foram retomadas porque a doença está controlada.
O surto foi identificado em maio, no Rio Grande do Sul, quando mais de 15 mil aves morreram em uma granja comercial. Outras 1.358 galinhas foram sacrificadas para conter a contaminação. Depois da desinfecção do local, o governo decretou vazio sanitário de 28 dias, encerrado em 18 de junho.
Com a retomada das importações por África do Sul e Singapura, o número de países que mantêm embargo total à carne de frango brasileira caiu para nove, além da União Europeia. Entre eles estão China, Canadá, Chile e Peru. Outros 18 países mantêm restrições apenas ao produto originado do Rio Grande do Sul.
A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) reconheceu o fim do surto no Brasil, o que ajudou a flexibilizar as restrições. O Ministério da Agricultura espera que outros países também suspendam os bloqueios nos próximos meses.
O Brasil teve seu primeiro caso de gripe aviária em produção comercial este ano. Antes, a doença só havia sido detectada em aves silvestres ou criações domésticas. A gripe aviária é uma doença viral que afeta aves e, em casos raros, pode infectar humanos.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.