ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Lado Rural

MS tem 11 dos 38 frigoríficos habilitados para exportar carnes à China

Lista foi confirmada na tarde desta terça-feira pela Superintendência Federal de Agricultura de MS

Por José Roberto dos Santos | 12/03/2024 15:54
Linha de produção de frigorífico de bovinos em MS; habilitação de novas plantas aumenta a demanda por matéria-prima. (Foto: Arquivo/Semadesc)
Linha de produção de frigorífico de bovinos em MS; habilitação de novas plantas aumenta a demanda por matéria-prima. (Foto: Arquivo/Semadesc)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou na manhã de hoje a habilitação de 38 frigoríficos brasileiros para vender carnes para a China. Mato Grosso do Sul foi o estado que mais se beneficiou com a medida. Ao todo foram habilitadas 11 plantas em MS para exportar para o País asiático, confirmou o superintendente Federal de Agricultura em MS, José Antônio Roldão.

Em Campo Grande foram habilitadas três plantas do JBS S/A; em Sidrolância entrou na lista a Seara Alimentos Ltda. Completam a lista chinesa os frigoríficos BRF S/A, em Dourados; a Marfrig Global Foods S/A, de Bataguassu; Prima Foods S/A, de Cassilândia; Boibras Indústria de Carnes, em São Gabriel do Oeste; Naturafrig Alimentos, de Rochedo; Frigorífico Sul Ltda, de Aparecida do Taboado e; Agroindustrial Iguatemi Ltda, de Iguatemi.

Habilitação em massa

Foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos, algo inédito com o comércio da China, dos quais um é de bovino, três de frango e um de suíno.

Parte dos estabelecimentos foi auditado remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Mapa.

“Esse é um momento importante para os dois lados. A China que vai receber carnes de qualidade com preços competitivos, garantindo produtos a sua população, e ao Brasil a certeza de geração de emprego, oportunidade e crescimento da economia brasileira. É um dia histórico na relação comercial Brasil-China, um dia histórico para nossa agropecuária”, declarou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em nota distribuída pelo ministério à imprensa.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões.

Conforme informações da Carta de Conjuntura do Setor Externo divulgada nessa segunda-feira (11) pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a China se mantém isolada na primeira colocação dos principais parceiros comerciais de Mato Grosso do Sul e ampliou sua fatia no mercado das exportações, de 26,96% no primeiro bimestre de 2023 para 38,66% no mesmo período desse ano. Em segundo aparecem os Estados Unidos (7,36%), seguidos da Holanda (5,41%) .

Nos siga no Google Notícias