ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Lado Rural

PRF lança Sinal Agro para registro de roubo e furto de animais

Sistema também permitirá registro de roubo de máquinas agrícolas

Agência Brasil | 23/08/2021 16:09
PRF alerta que registro no sistema não substitui boletim de ocorrência da Polícia Civil
PRF alerta que registro no sistema não substitui boletim de ocorrência da Polícia Civil

Um sistema novo para garantir a segurança no campo e manter o patrimônio dos agricultores brasileiros. Esse é o Sinal Agro, sistema de registro de furtos e roubos de animais e maquinário agrícola lançado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última semana.

“O objetivo é agilizar a comunicação de abigeato, que é o furto de animais do campo como bovinos e equinos, e também o roubo e furto de maquinários e defensivos agrícolas, que têm alto valor agregado”, diz nota da PRF.

Como acessar Sinal Agro

Para fazer o registro, o usuário deve entrar na página da PRF na internet e clicar no ícone correspondente, seguindo o passo a passo determinado. Após receber a comunicação, a PRF vai analisar e validar a ocorrência que será disparada para todos os policiais em um raio de 200 quilômetros (km) por meio de um alerta no smartphone funcional. O registro também poderá ser feito por telefone pelo número de emergência da PRF, o 191.

O serviço funcionará 24 horas por dia e no futuro será integrado a sistemas em funcionamento dos estados para garantir o aumento da cobertura de atendimento.

Segundo a PRF, o registro no sistema Sinal Agro não substitui o boletim de ocorrência que deverá ser emitido pela Polícia Civil.

A PRF alerta também que, em caso de falsa comunicação por meio do sistema, o cidadão poderá incorrer em crime previsto no Artigo 340 do Código Penal, e está sujeito a pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Programa MS Mais Seguro

Na semana passada, na nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), o governador Reinaldo Azambuja anunciou o lançamento do programa Campo Mais Seguro e a entrega de 3 mil equipamentos para, respectivamente, garantir a proteção e ampliar a produtividade das propriedades rurais. Em maio deste ano o governo estadual criou a Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato).

De acordo com o governador, o Campo Mais Seguro será um programa de monitoramento para combater a criminalidade. “Será um grande programa de monitoramento de todas as propriedades rurais, junto com a polícia, em Mato Grosso do Sul. É importante porque estamos vendo ampliar muito, assim como avança a tecnologia, no campo avançam também os problemas. Por isso precisamos criar as estruturas da segurança pública para os setores”, explicou.


Nos siga no Google Notícias