ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Repronutri acontece de 11 a 13 na Capital e aborda melhoramento da pecuária

Abertura oficial acontece nesta 3ª; entre os diferenciais deste ano está o módulo sobre melhoramento genético

José Roberto dos Santos | 11/09/2023 13:35
Rebanho bovino criado a pasto em propriedade rural; Repronutri debate tecnologias aplicadas à reprodução e genética, entre outros temas. (Foto: Amanda Alves/Embrapa-Gado de Corte)
Rebanho bovino criado a pasto em propriedade rural; Repronutri debate tecnologias aplicadas à reprodução e genética, entre outros temas. (Foto: Amanda Alves/Embrapa-Gado de Corte)

Campo Grande sedia a 6ª edição do Simpósio Repronutri – Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos, entre os dias 11 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Realizado pela Embrapa e parceiros, o encontro trará especialistas do País em pecuária de corte, produção sustentável e intensiva, melhoramento genético e eficiência reprodutiva para discutir as mais recentes tecnologias voltadas a essas áreas, juntamente com produtores rurais, criadores, técnicos, pesquisadores e acadêmicos.

A abertura oficial acontece nesta terça-feira, 12.

Nesta segunda, 11, será promovido um pré-evento destinado ao minicurso “Manejo reprodutivo”, com vagas limitadas. As pesquisadoras Alessandra Nicacio (Embrapa Gado de Corte), Juliana Corrêa (Embrapa Pantanal), Fabiana Sterza (UEMS) e Eliana Costa e Silva (UFMS) juntam-se aos especialistas Wagner Garcia (Uniderp), Heitor Romero Jr. (UCDB), Ailson da Silva (Gênesis Consultoria) e Márcio Silva (Melhore Animal Consultoria) para falar sobre estação de monta, fertilidade, inseminação artificial, biotécnicas reprodutivas e gestão rural.

Na terça-feira (12), a partir das 8h, Thiago Bernardino (Cepea/Esalq-USP), Jaime Verruck (Governo de MS) e Roberto Giolo (Embrapa) estão no painel de abertura apresentando um panorama da pecuária de corte brasileira. Desafios e vantagens, políticas públicas e sistemas sustentáveis estão em discussão, pela manhã. No período vespertino, pecuária lucrativa, estratégias intensivas, cultivares de pastagens serão abordadas por Welton Cabral (Gesta up), Joanis Zervoudaki (UFMT) e Rodrigo Amorim (Embrapa).

O último dia do evento (13) será marcado pela precocidade sexual, pelos impactos econômicos na pecuária comercial e pela seleção genética com os especialistas Leonardo Nieto (Geneplus Consultoria), Gilberto Menezes (Embrapa), Fabio Frigoni (DeltaGen), Jorge Severo (GenSys), Argeu Silveira (ANCP), Fernando Rey (Unesp-Jaboticabal/SP), Tamires Neto e José Ferraz (USP-Pirassununga/SP).

Encerramento

A programação se encerra com a eficiência reprodutiva levada por Mateus Giombelli (UFLA/MG), Luiz Carlos Ferreira (Cia Assessoria), Fernando Galvani (VetPlus). Os palestrantes vão debater sobre a gestão nutricional de vacas de cria, o manejo para alta eficiência na inseminação artificial por tempo fixo (IATF) e a importância da seleção e manejo de touros.

Para a pesquisadora Juliana Corrêa, uma das responsáveis por essa edição do evento, a parceria com o Governo de MS, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) fez a diferença para a realização do Repronutri 2023. Além disso, a demanda por melhoramento genético fez a organização do Simpósio inserir um módulo sobre o assunto com espaços para debates e a participação ativa de quatro programas de melhoramento.

Cases de sucesso
 Apesar de os temas serem atuais, o reforço de sua relevância será de forma prática, conforme afirmam os organizadores, por meio de algumas histórias de sucesso. O pecuarista Alexandre Scaff apresentará como a pecuária sustentável é levada a sério na fazenda Boa Esperança, localizada no município de Anastácio (MS). Edson Crochiquia Filho, por sua parte, trará a experiência da fazenda Cifrão, em Pedra Preta (MT), quando se trata de eficiência na fase de cria.

Apresentação de nova tecnologia
 Durante o Repronutri deste ano, a Embrapa apresentará ao setor produtivo o protocolo Embrapa +Precoce P14 para melhorar a eficiência reprodutiva de novilhas Nelore de 14 meses, precoces, sem prejudicar o desempenho produtivo. O processo produtivo foi desenvolvido pelas Unidades Gado de Corte e Pantanal e a equipe técnico-científica envolvida estará presente nessa apresentação oficial, assim como o pecuarista Nilo Nantes, da fazenda Santo Antônio em Rio Negro (MS), uma das unidades experimentais do novo protocolo.

Com informações da Embrapa-Gado de Corte.

Para mais informações sobre o simpósio clique AQUI.

agenda Repronutri.pdf

Nos siga no Google Notícias