ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Lado Rural

Safra de grãos do País deve ser recorde, com 15,8 milhões de toneladas a mais

Conab estima resultado total de 271,3 milhões de toneladas de grãos

Liana Feitosa | 08/06/2022 15:43
Lavoura de milho sendo colhida em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo)
Lavoura de milho sendo colhida em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo)

O Brasil deve produzir 6,2% a mais na safra 2021/22 do que no ciclo passado. O número representa estimativa de produção de 15,8 milhões de toneladas a mais, segundo o 9º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta quarta-feira (8) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Com isso, o resultado total deve ser de 271,3 milhões de toneladas de grãos.

De acordo com o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, o órgão chegou a cogitar produção ainda maior no primeiro levantamento divulgado, com produção de 288,6 milhões de toneladas. “Mesmo com a redução na expectativa em 6,4%, os agricultores brasileiros serão responsáveis pela maior safra da série histórica. O bom desempenho ocorre mesmo em um ano em que as culturas de primeira safra, principalmente soja e milho, foram afetadas pelas condições climáticas adversas registradas na região Sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul”, afirma.

Grão em destaque - O resultado da safra nesta temporada deve ser positivo devido à recuperação de 32,3% na produção de milho. A Companhia espera incremento de 45% na comparação com a safra 2020/2021, passando de 60,7 milhões de toneladas para 88 milhões de toneladas. A produção do cereal foi estável na safra de verão, alcançando cerca de 24,8 milhões de toneladas.

“No entanto, ainda precisamos acompanhar o desenvolvimento das lavouras, principalmente nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Nesses locais, a cultura se encontra em estágios de desenvolvimento em que o clima exerce grande influência no resultado final. Considerando a segunda safra, cerca de 25,5% do milho do país ainda está sob influência do clima”, pontua Sergio De Zen, diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab.

Ainda de acordo com o diretor, as lavouras de milho que já estão sendo colhidas têm apresentado bons rendimentos devido à semeadura realizada em período ideal. “A onda de frio, ocorrida em maio, formou geadas de maneira pontual no Paraná, Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais, o que não afetou a produtividade total. O desempenho das lavouras, inclusive, melhorou nos estados paranaense e sul-mato-grossense, devido ao bom regime hídrico”, avalia De Zen.

Outros grãos - No caso do algodão, as baixas temperaturas não trouxeram grande impacto na produção total e, assim, é esperado aumento de 19,3% na produção da pluma quando comparada com o ciclo 2020/21, com 2,81 milhões de toneladas.

Já no caso do feijão, o frio impactou a produtividade da 2ª safra, com destaque para a influência na variedade cores, com redução de 31,8% na produtividade, e preto com queda de 19,7%. Segundo o gerente de Acompanhamento de Safras, Rafael Fogaça, “com as condições climáticas desuniformes entre os estados produtores de feijão, variando entre estiagem e excesso de chuvas, o grão a ser colhido na 2ª safra pode ter a qualidade comprometida”.

No caso da soja e do arroz, a colheita está praticamente finalizada e a estimativa é de produção de 124,3 milhões de toneladas de soja produzidas, o que representa redução de 10,1% em relação à safra anterior. Já o arroz deve atingir produção de 10,6 milhões de toneladas, volume 9,9% inferior ao produzido no ciclo anterior.

O trigo, cujo plantio está em andamento, tem estimativa atual de produção de 8,4 milhões de toneladas, um novo recorde para o grão caso esse resultado se confirme.

Mato Grosso do Sul - A safra 2021/2022 de soja do Estado foi a menor dos últimos 5 anos, com produção de 8,6 milhões de toneladas, o que representa uma retração de 34,6% na comparação com a safra anterior, que alcançou produção de 13,3 milhões de toneladas.

No caso do milho, o plantio foi finalizado em abril e a estimativa de produção é de 9,34 milhões de toneladas. Na safra passada, houve quebra de produção e foram colhidas pouco mais de 6 milhões de toneladas.

Nos siga no Google Notícias