ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 18º

Lado Rural

Safra de soja cresce 19% e MS encerra colheita com alta na produtividade

Estimativa é que a safra seja 6,8% maior em relação ao ciclo anterior

Por Gustavo Bonotto | 22/05/2025 22:39
Safra de soja cresce 19% e MS encerra colheita com alta na produtividade
Maquinário recolhe leguminosa cultivada em Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução/Aprosoja)

A colheita da safra de soja 2024/2025 foi encerrada no Mato Grosso do Sul após 19 semanas de trabalho, totalizando aproximadamente 4,501 milhões de hectares colhidos em todo o estado. Segundo dados divulgados pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), a produção atingiu uma expectativa de 14,686 milhões de toneladas — um crescimento de 18,9% em relação ao ciclo anterior.

Inicialmente, a estimativa era de que a safra renderia 13,977 milhões de toneladas, com produtividade média de 51,7 sacas por hectare. No entanto, após a amostragem de 10,7% da área total, os dados foram atualizados para 54,4 sacas por hectare, representando um aumento de 5% sobre a projeção inicial e de 11,4% em comparação à produtividade da safra 2023/2024.

Apesar dos bons resultados, a colheita encerrou-se com duas semanas de atraso em relação ao ciclo anterior, considerando a mesma data de referência, 16 de maio. O engenheiro agrônomo da Aprosoja, Flavio Faedo Aguena, confirmou o prolongamento da operação, mas o motivo do atraso não foi detalhado no relatório.

A entidade informou que os números finais da safra — incluindo dados consolidados de produtividade, produção e área — serão divulgados nas próximas semanas.

Enquanto isso, as condições climáticas no estado seguem sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo firme, seco e com temperaturas elevadas.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão de monitoramento da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), as máximas podem atingir entre 31°C e 33°C nos próximos dias, com umidade relativa do ar entre 25% e 45%. Pancadas isoladas de chuva não estão descartadas em pontos das regiões sul e sudoeste.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias