Chapadão do Sul cresce por ser cidade onde "corre dinheiro", diz prefeito
Projeção do IBGE publicada hoje mostra que município teve o maior crescimento populacional estimado em MS
Chapadão do Sul, município de Mato Grosso do Sul que faz divisa com Chapadão do Céu (GO), foi o que teve o maior aumento da estimativa populacional na comparação com as demais cidades sul-mato-grossenses: 11,66%, passando de 30.993 para 34.606 habitantes, segundo dados da última projeção de crescimento em relação ao Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul, registrou o maior crescimento populacional do estado, com um aumento de 11,66%, segundo dados do IBGE. O prefeito Walter Schlatter atribui o crescimento ao agronegócio e à movimentação financeira em torno das commodities, como soja, algodão, pecuária, milho e cana-de-açúcar. A cidade atrai pequenas indústrias e conta com forte setor de serviços, além de boa localização geográfica e logística. O prefeito, que também é produtor rural, destaca a qualidade de vida, os serviços de saúde e a oferta de ensino superior como atrativos. A economia local cresce de 5% a 6% ao ano, com o agronegócio como principal motor. Chapadão do Sul se consolida como um polo econômico no estado, com PIB entre os maiores de Mato Grosso do Sul. O crescimento populacional impacta na distribuição de recursos federais, reforçando a importância do município no cenário estadual.
O prefeito Walter Schlatter (PP) ainda não sabia e foi informado pela reportagem sobre os números da cidade que administra. Por ligação, ele afirmou que o percentual surpreende e elencou o agronegócio como o principal responsável pelo aumento, embora essa expectativa geralmente fique sobre os municípios em fase de industrialização.
- Leia Também
- Chapadão do Sul lidera crescimento populacional em MS com alta de 11,66%
- Quase lá: Capital se aproxima de 1 milhão de habitantes em nova contagem do IBGE
"É surpreendente porque tem municípios que estão recebendo grandes indústrias, mas podem ter ficado de fora porque são residentes temporários [os trabalhadores das construções]. Nem eu nem o ex-prefeito contratamos uma pesquisa para entender bem esse processo", começa.
Para Schlatter, Chapadão do Sul é uma cidade onde "corre dinheiro" em torno do agronegócio e das atividades relacionadas às commodities. A localização geográfica também conta pontos a favor.

"Temos soja, algodão, além da pecuária e usinas de milho e cana-de-açúcar. Com isso, pequenas indústrias vão se instalando na cidade. Até uma concessionária de veículos da Toyota tem aqui em Chapadão. Tem quatro supermercados atacadistas, os serviços são fortes. Ou seja, é uma cidade pequena onde 'corre' dinheiro", falou o chefe do Executivo.
O próprio prefeito é parte do setor que associa ao aumento populacional. É produtor agropecuário e se destacou nas eleições de 2024 como o candidato mais rico disputando o cargo em Mato Grosso do Sul. À época, declarou à Justiça Eleitoral R$ 125,3 milhões em patrimônio, sendo 53 terras nuas — que não possuem edificações ou outras estruturas. Ele está cumprindo o primeiro mandato.
"Temos uma boa logística com as rodovias MS-306 e BR-060, estamos bem localizados, próximos de Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP). É uma cidade que tem muita visibilidade e com economia centrada no agronegócio. Sem o agronegócio, não existiria Chapadão do Sul. A cidade é o que é por causa do agro", complementou.
Ainda segundo o prefeito, Chapadão do Sul oferece qualidade de vida e bons serviços de saúde. No ensino, ele destaca a instalação de um curso de Direito no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). "Até na gastronomia nós não ficamos devendo nada para a Capital", acrescenta.
"A economia de Chapadão está crescendo de 5% a 6% ao ano", afirma também o chefe do Executivo. De acordo com dados divulgados em 2021 pelo IBGE e Conac (Coordenadoria de Contas Nacionais), e analisados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o PIB (Produto Interno Bruto) municipal de Chapadão do Sul era o 11º no ranking entre os 79 municípios sul-mato-grossenses.
Crescimento populacional - Na projeção de crescimento populacional divulgada pelo IBGE no ano passado, Chapadão do Sul já era o município que mais cresceu em população no Estado em relação ao Censo 2022.
O Censo é uma contagem de pessoas e domicílios, enquanto as estimativas englobam outros indicadores, como taxas de nascimento e mortalidade. Os dados servem como referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos do país. Além disso, são um dos parâmetros utilizados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para o cálculo dos fundos de participações de estados e municípios, por meio dos quais a União distribui recursos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.