ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

"Código Florestal equilibrou relação de produtores com o ambiente", diz Rebelo

Aldo foi o relator da proposta, que completa cinco anos no Dia do Meio Ambiente

Lucas Junot | 05/06/2017 17:56
Aldo Rebelo (à esquerda) e o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli (Foto: Lucas Junot)
Aldo Rebelo (à esquerda) e o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli (Foto: Lucas Junot)

O ex-deputado federal Aldo Rebelo (PC do B), relator do Código Florestal, que completa cinco anos em vigência, avaliou, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (5), que o objetivo do novo código foi cumprido. “Estabelecemos segurança jurídica para produtores e meio ambiente, equilibrando as coisas no país”, comentou.

Rebelo destacou o CAR (Cadastro Ambiental Rural) como o grande avanço das novas normas. De acordo com ele, 90% das propriedades rurais brasileiras estão cadastradas de acordo com as regras previstas no Código. Agora, conforme o ex-deputado, é preciso atentar para as atualizações.

“Quando apresentamos o Código Florestal, tínhamos um compromisso de regularizar o que havia pra trás. É necessário agora que haja um pacto para cuidar dessa questão à frente”, advertiu.

Um dos exemplos apresentados pelo relator da proposta é de que, enquanto a África disponibilizou 400 milhões de hectares da Savana para agricultura e pecuária, no Brasil as áreas foram imobilizadas. “Dos 1,5 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia, por exemplo, 99% estão protegidos pela legislação”, ponderou.

O diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli, destacou que no Estado 70% das propriedades rurais estão adequadas às regras previstas no Código Florestal, mas que o cuidado com o meio ambiente é contínuo.

“O Pantanal, por exemplo, é o segundo bioma mais preservado do mundo”, lembrou.
Rebelo foi relator do projeto na Câmara Federal, onde o Código Florestal só conseguiu aprovação em 24 de maio de 2011, após 12 anos de tramitação e intensas negociações entre ruralistas e ambientalistas.

Assinaturas – Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, o governo do Estado assina, esta noite, segundo Eboli, termos de cooperação com os municípios de Sidrolândia e Dourados, “para que empreendimentos de baixo impacto ambiental sejam licenciados diretamente nas prefeituras”, ao invés de submeterem-se ao Imasul.

Além disso, ainda conforme o diretor-presidente, uma área de 160 hectares [Fazenda Lagoa], em Camapuã, será declarada como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

No mesmo ato, um projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo estadual, que prevê a inclusão de boas práticas ambientais nas escolas do Estado, será encaminhado para a Assembleia Legislativa.

Por fim, o Estado apresenta também o Portal da Transparência Ambiental, onde qualquer cidadão poderá consultar empresas e empreendimentos que estejam devidamente cadastrados pelo Imasul.

A palestra é gratuita e acontece a partir das 19h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Após a palestra haverá um painel de debates entre participantes e instituições regionais, como Imasul, Famasul (Federação de Agricultura), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), WWF Brasil e Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias