ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Aberto a escolas, Centro Ambiental reúne beleza, ar puro e conhecimento

Aline dos Santos | 20/09/2011 12:02

Inaugurado em agosto, o espaço abriu as portas nesta 3ª feira para alunos de escolas municipais

Alunos receberam mudas de árvores frutíferas ao fim de passeio. (Foto: João Garrigó)
Alunos receberam mudas de árvores frutíferas ao fim de passeio. (Foto: João Garrigó)

Ao lado da avenida Via Parque, onde incessantes carros vem e vão, é possível ouvir o canto dos pássaros, se deliciar com jabuticabas colhidas no pé, respirar ar puro e, por tabela, aprender sobre a importância da preservação ambiental. O endereço do verde é a o CEA (Centro de Educação Ambiental) Polônês, em Campo Grande.

Inaugurado em agosto, o espaço abriu as portas nesta terça-feira, véspera do Dia da Árvore, para alunos de colégios municipais. Na estreia, 30 estudantes do 9º ano da escola Irmã Edith Coelho Neto, do Jardim Colúmbia, assistiram a peça de teatro e filme sobre o meio ambiente, conheceram a casa ecológica, o trabalho de arborização, o córrego Sóter e o programa de coleta seletiva do lixo.

“São vários momentos dentro do passeio. Para que entendam o que a ação humana ocasiona na natureza. São os 3 R: reduzir, reutilizar e reciclar”, afirma Lú Bigatão, da ONG Florescer do Cerrado, responsável pelos passeios. Por semana, o CEA vai receber quatro escolas.

Luciano Rodrigues, de 14 anos, se interessou pela Casa Sustentável, construída com madeira e vidros reaproveitados de restos da construção civil. “Gostei da placa de energia solar”, diz. A energia é destinada ao chuveiro. O imóvel também despertou a atenção da estudante Vanessa Aparecida Spiewakouski, de 16 anos. “A casa com as placas de energia é legal”, afirma. O parque tem 28 espécies de árvores nativas e é visitado por quero-queros e capivaras.

Para a professora Francilene Camilo dos Santos, as informações sobre o meio ambiente podem levar os alunos a ter mais zelo com as áreas de preservação do bairro. “Também tem o córrego Botas, onde moradores jogam lixo e até móveis. Espero que eles sejam multiplicadores”, salienta.

Os alunos vão fazer redações sobre a visita. O CEA também mantém um espaço na interação na internet, no

No fim da atividade, em companhia dos mascotes Limpinho, Florinha e Reciclão - respectivamente um peixe, uma árvore e uma lixeira – os estudantes receberam mudas de amora, acerola e goiaba.

Conforme prefeito, segundo Centro de Educação Ambiental será inaugurado no Imbirussu/Serradinho. (Foto: João Garrigó)
Conforme prefeito, segundo Centro de Educação Ambiental será inaugurado no Imbirussu/Serradinho. (Foto: João Garrigó)

Mais um - “É um legado da nossa administração em desenvolvimento sustentável. Não fazemos só obras, mas também estamos empenhados na questão do meio ambiente”, enfatiza o prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Um novo Cea será inaugurado na região do Imbirussu/Serradinho. “Sera entregue no fim de outubro, com a mesma estrutura, mas uma área maior”, afirma o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

Às margens do córrego Sóter, o CEA Polonês conta auditório, espaço multiuso, casa trilha ecológica, observatório e espaços de convivência. O centro fica localizado na rua Corveta 141, bairro Carandá Bosque. Visitas podem ser agendadas por meio do telefone (67) 3313-9051.

Nos siga no Google Notícias