Ambiental inicia fiscalização para proteger aves em período de reprodução
A operação monitora áreas de ninhos para evitar a ação de traficantes
A fim de evitar o tráfico de aves, entre agosto e dezembro, a Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza a Operação Bocaiuva. Nesta época, ocorre a reprodução da maioria das aves silvestres em Mato Grosso do Sul, fato que atrai pessoas interessadas em retirar ovos e filhotes dos ninhos visando à comercialização clandestina.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul iniciou a Operação Bocaiuva, que visa combater o tráfico de aves durante seu período reprodutivo, entre agosto e dezembro. A ação tem foco especial na proteção dos psitacídeos, como papagaios, cujos ninhos são alvos frequentes de traficantes. A operação inclui monitoramento de áreas de nidificação e reforço da fiscalização em pontos estratégicos do Estado. O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.
Segundo a assessoria de imprensa do 1º Batalhão da PMA, a ação é voltada principalmente à proteção dos psitacídeos, como os papagaios, que têm ninhos frequentemente visados por traficantes.
A operação inclui monitoramento de áreas de nidificação (construção de ninhos) e reforço da fiscalização em pontos estratégicos do Estado, com barreiras, patrulhamentos e inspeções em locais vulneráveis à captura ilegal.
O tráfico de animais silvestres é apontado como a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.