ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Avanço do El Niño aumenta atenção sobre calor e rios em MS

Sala de Situação prevê temperaturas elevadas no Centro-Oeste e acompanha impactos da estiagem no Pantanal

Por Kamila Alcântara | 12/08/2026 13:48
Avanço do El Niño aumenta atenção sobre calor e rios em MS
Comunidade ribeirinha às margens do Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul (Foto: Álvaro Rezende)

Mato Grosso do Sul está entre os estados que podem sentir os efeitos do El Niño nos próximos meses, principalmente com temperaturas mais elevadas e impactos relacionados ao Pantanal. O cenário foi discutido pela Sala de Situação coordenada pela Casa Civil, que prepara medidas específicas conforme os riscos previstos em cada região do País.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul pode ser afetado pelo El Niño nos próximos meses, com temperaturas elevadas e impactos no Pantanal. O governo federal, por meio da Sala de Situação da Casa Civil, prepara medidas em parceria com estados e municípios para enfrentar riscos de estiagem, isolamento de comunidades ribeirinhas e aumento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O monitoramento será contínuo para embasar ações preventivas.

Nota divulgada pelo governo federal não cita Mato Grosso do Sul individualmente, mas aponta previsão de temperaturas elevadas para o Centro-Oeste. A estratégia será feita em parceria com estados e municípios, com providências definidas de acordo com as condições de cada território.

A atenção também se volta ao Pantanal. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já realizou oficinas em dez estados dentro do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e Pantanal. O documento, porém, não informa quais estados participaram das atividades.

Durante a reunião, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) apresentaram dados usados na avaliação dos riscos.

Segundo o Inmet, as águas do Oceano Pacífico permanecem com temperaturas acima da média. A evolução desse aquecimento continuará sendo acompanhada para definir a intensidade do El Niño e os possíveis efeitos sobre o Brasil.

No caso das regiões sujeitas à estiagem, o governo prepara medidas relacionadas a abastecimento e segurança alimentar, principalmente em áreas com risco de isolamento de comunidades. A preocupação inclui populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

A redução do nível dos rios também entrou no radar. Na área de energia e logística, são avaliadas medidas para antecipar estoques de combustíveis em localidades e corredores que possam ser afetados por dificuldades de navegação ou acesso.

Na saúde, o acompanhamento considera ainda o risco de aumento de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, além dos impactos provocados por eventos climáticos extremos.

O monitoramento continuará sendo atualizado. Dados de curto prazo serão usados para identificar situações que exijam resposta imediata, enquanto as tendências dos próximos meses servirão de base para ações preventivas dos governos federal, estaduais e municipais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.