ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Blink mobiliza comunidade para plantar árvores e mudar paisagem no Aero Rancho

Informe Publicitário | 16/12/2016 06:10
Na primeira edição mais de 200 alunos participaram do projeto. (Foto: Divulgação)
Na primeira edição mais de 200 alunos participaram do projeto. (Foto: Divulgação)

O que se quer para o futuro escrito ao pé da árvore plantada. Daqui uns anos, crianças que já serão adultos e grandinhos que encontrarão cabelos brancos em si verão o que desejavam para quando os galhos crescessem e as árvores fizessem sombra: Alegria, amor, paz.

Menina dos olhos da rádio Blink 102, o projeto "Bosque das Palavras" chega neste domingo ao Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. A iniciativa leva a cada ação 102 mudas para alguma região da cidade e junto com a comunidade, constrói o bosque a partir de árvores nativas para ver florescer a poesia.

Ao redor de cada muda plantada, tijolinhos recebem, a mão, as palavras que representam os sonhos para um futuro próximo. Já foram duas edições que criaram bosques no bairro São Conrado e também no Parque do Sóter. A primeira delas, no Dia da Árvore - 21 de setembro - dentro da Escola Estadual Élia França Cardoso, contou com a participação de 200 alunos entre 8 e 12 anos.

Crianças participam de projeto para plantar e escrever.
Crianças participam de projeto para plantar e escrever.
Ao redor de cada muda plantada, tijolinhos recebem, palavras. (Foto: Divulgação)
Ao redor de cada muda plantada, tijolinhos recebem, palavras. (Foto: Divulgação)

O envolvimento das crianças é o que dá a certeza que o projeto da Blink está no caminho certo. "É o que costumamos dizer: plantar palavras para colher poesia. E é realmente isso, eles fazem com animação. Se juntam em volta da árvore, escrevem para transformar", conta o diretor da Blink 102, Alex Bachega.

As mudas ficaram lá e o bosque tem sido acompanhado de pertinho pelos estudantes. Na escola, foi criado um rodízio entre as salas para dar continuidade a tamanho zelo dispensado no dia.

"Despertou nos alunos e funcionários o desejo de preservar o Meio Ambiente. Nossa escola ficou muito mais bonita, começaram uma horta, já plantaram girassóis. O bosque foi o começo de tudo", descreve a diretora da escola, Glayce Cruz de Melo.

As palavras mais encontradas nos tijolos refletem também um pouco da comunidade. "Eles colocaram paz e amor. Até porque nossa região é bem carente, tem muita violência no bairro e eles querem um lugar melhor para viver", completa Glayce.

A segunda ação já foi em outubro e um pouquinho maior, com 250 mãos voluntárias.

"As crianças gostam desse tipo de ação. É como se essa geração já estivesse pronta para mudar o mundo", avalia Alex.

Despertou nos alunos e funcionários o desejo de preservar o meio ambiente. (Foto: Divulgação)
Despertou nos alunos e funcionários o desejo de preservar o meio ambiente. (Foto: Divulgação)

Neste domingo - A escolha da próxima ação contempla um dos bairros mais populosos de Campo Grande. Aberta, quem quiser se achegar está mais que convidado, a partir das 9h da manhã.

As mudas são todas nativas de: ipê roxo, amarelo e branco, jatobá, angico, aroeira, imbirussú, tarumã, paineira, embaúba, entre outras.

"Crianças, a comunidade, os escoteiros, todos estão convidados para se reunirem lá e estarem envolvidos com o Meio Ambiente", reforça o diretor da rádio. Ao final da atividade, tem a distribuição de picolés da Blink.

Com seis anos de existência, ações sociais como essa estão no DNA da Blink 102. "Quando a gente começou, já começou diferente, junto veio a sustentabilidade. Todo Dia da Árvore plantávamos mudas e esta, para criar um envolvimento e um laço afetivo, colocamos as palavras", explica Alex Bachega.

A ideia é continuar a espalhar o "Bosque das Palavras" por aí, em diversas regiões, sempre com 102 mudas. "Em palavras aquele é o desejo do que crianças e adultos querem para o planeta. Plantar palavras para colher poesia é transformar a partir da criação", resume o diretor da rádio.

Para o ano que vem, a Blink quer ir além e fazer um concurso de poesias a partir do Bosque das Palavras. Toda ação conta com apoio da Unimed, Águas Guariroba e Alvorada Material de Construção.

O Parque Ayrton Senna fica na Rua Jornalista Valdir Lago, 512, no Conjunto Aero Rancho.

Quem quiser, está convidado, a partir das 9h. (Foto: Divulgação)
Quem quiser, está convidado, a partir das 9h. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias