ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Cachoeiras e trilha que leva às ruínas de usina terão plano de manejo

Serão realizados estudos para preservação ambiental e desenvolvimento turístico da região do Ceroula.

Anahi Gurgel | 16/11/2017 17:58
Ruínas da primeira usina hidrelétrica que abasteceu Campo Grande. Região vai "ganhar" plano de manejo. (Foto: Divulgação/Trilha Extrema)
Ruínas da primeira usina hidrelétrica que abasteceu Campo Grande. Região vai "ganhar" plano de manejo. (Foto: Divulgação/Trilha Extrema)

Com foco na preservação ambiental e desenvolvimento de potencial turístico, a prefeitura de Campo Grande anunciou nesta quinta-feira (16) a realização de estudos para implantar um plano de manejo e estruturar a região da usina abandonada no Córrego Ceroula, localizada na saída para Rochedo, a cerca de 15 quilômetros do centro.

A iniciativa da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), terá parceria com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). 

O primeiro passo - literalmente - para implantação do plano de manejo na área foi dado no último fim de semana. Um grupo de 20 pessoas formado por representantes da prefeitura e da universidade percorreu a trilha para conhecer os principais pontos da região, conhecida como Ceuzinho.

“É uma área especial e pouca conhecida, mas quem vem deixa muito lixo, um rastro de depredação. É uma área de preservação ambiental, entretanto pode ser explorada de forma consciente”, defende Nilde Brun, à frente da Sectur.

A trilha – Em uma caminhada de aproximadamente 5 quilômetros, é possível visitar 4 cachoeiras, além das ruínas da antiga usina hidrelétrica, que está abandonada.

O prédio foi erguido na década de 20 pelas Centrais Elétricas de Mato Grosso, quando o estado era uno. Foi a primeira usina a abastecer a cidade por cerca de meio século.

De lá, a energia era levada até a sede da usina, na esquina das ruas Cândido Mariano e Calógeras, de onde era distribuída. O funcionamento seguiu até o início da década de 1970, onde a usina dividia o abastecimento da cidade com as outras de Botas e, posteriormente, do Mimoso.

Nos siga no Google Notícias