ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Campo Grande celebra Semana da Árvore com plantio de mudas e educação ambiental

Abertura será na segunda-feira (15), às 9h, com o lançamento do Projeto Miniflorestas Urbanas

Por Silvia Frias | 12/09/2025 07:07
Campo Grande celebra Semana da Árvore com plantio de mudas e educação ambiental
Árvore no canteiro da Avenida Afonso Pena, uma das marcas de Campo Grande (Foto/Divulgação)

De 15 a 21 de setembro, a Prefeitura de Campo Grande realiza a Semana da Árvore, com programação que inclui plantio de mudas, mobilização social e atividades de educação ambiental em diferentes pontos da cidade, em celebração ao Dia da Árvore (15).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande promove a Semana da Árvore entre 15 e 21 de setembro, com diversas atividades incluindo plantios, educação ambiental e mobilização social. A capital sul-mato-grossense, reconhecida pelo IBGE como a mais arborizada do Brasil, possui 175 mil árvores de mais de 160 espécies em suas vias públicas. O evento marca o lançamento do Projeto Miniflorestas Urbanas e de publicações técnicas sobre arborização. A programação inclui distribuição de 15 mil mudas frutíferas, plantio de ipês e figueiras em pontos estratégicos da cidade. Campo Grande integra a rede Tree Cities of the World e será sede da COP-15 em 2026.

A capital, com 175 mil árvores de mais de 160 espécies distribuídas pelas vias públicas, integra a rede internacional Tree Cities of the World (Cidades Árvore do Mundo), reconhecimento concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

A abertura da semana será na segunda-feira (15), às 9h, com o lançamento do Projeto Miniflorestas Urbanas, na praça do bairro Moreninha IV. A iniciativa prevê a criação de pequenos bosques de biodiversidade em áreas estratégicas, contribuindo para reduzir ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e atrair fauna nativa.

Na terça-feira (16), estudantes da Escola Municipal Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo participam de plantio na zona rural. Já na quarta-feira (17), às 8h30, o Paço Municipal sedia a cerimônia oficial da semana, com lançamento da Cartilha de Arborização, do Manual de Arborização Urbana, elaborado em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e do Guia de Identificação de Espécies Urbanas. A programação também inclui palestra da especialista Silvia Rahe sobre arborização e planejamento de cidades verdes.

Outras ações previstas são o início do plantio de figueiras no canteiro central da Avenida Mato Grosso (18), o plantio de ipês do Viveiro Municipal na Praça Ary Coelho (19) e a distribuição de 15 mil mudas de árvores frutíferas no Paço Municipal (20).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, afirmou que a arborização tem papel estratégico no desenvolvimento urbano. “As árvores não são apenas elementos paisagísticos, mas componentes fundamentais da infraestrutura. Elas reduzem impactos ambientais e tornam a cidade mais resiliente às mudanças climáticas”, disse.

Reconhecida pelo IBGE, em 2022, como a capital mais arborizada do Brasil, e há seis anos integrante da rede internacional Tree Cities of the World, Campo Grande reafirma sua liderança na agenda climática. Em 2026, a cidade será sede da COP-15 da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.