ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Campo Grande registra chuva leve em meio a alerta de instabilidade

Umidade relativa do ar chegou aos 70%, segundo o Inmet

Por Gustavo Bonotto | 29/11/2024 20:04

Campo Grande voltou a registrar a aparição de chuvas isoladas no início da noite desta sexta-feira (29). Conforme apurado pela reportagem, houve pancadas na região da Avenida Gunter Hans, região do Bairro Coophavila. Além disso, ventania atingiu os bairros Autonomista, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Danúbio Azul, Estrela Dalva, Jardim Jerusalém, Jardim Montevidéu, Jardim Veraneio, Maria Aparecida Pedrossian, Mata do Jacinto, Noroeste, Oiti e Universitário, Vila Margarida, Vila Sobrinho, Vivendas do Parque.

A umidade relativa do ar chegou a 70% com o retorno da pluviosidade, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A Capital somou, até às 19h, ventos leves de 10 quilômetros por hora. Não houve registros de alagamentos.

O dia havia amanhecido com céu aberto e temperatura amena. A máxima foi de 33ºC, com sol em grande parte da Capital. Já a precipitação começou a se espalhar depois das 18h, acompanhada de descargas elétricas.

Por fim, o instituto inseriu Campo Grande no alerta amarelo de perigo potencial de chuvas, que iniciou na tarde de hoje e segue até às 10h de sábado (30). Ainda seguindo a meteorologia, a chuva é esperada no decorrer do final de semana. Para sábado e domingo, a máxima prevista é de 31ºC e o volume de chuva previsto é de 14,2 milímetros no sábado e 1,7 milímetro no domingo.

O Metsul Meteorologia explica que esses temporais localizados são típicos de verão devido à atmosfera quente e úmida, e ocorrem, principalmente, entre os períodos vespertino e noturno, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical e gerando movimentos de ar ascendente na atmosfera.

Essa convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus e Cumulonimbus, que causam os temporais isolados. Essas nuvens podem atingir até 10 quilômetros de altura e se formam a partir do aquecimento, por isso as tempestades podem ser mais fortes.

Céu fechado na região do Bairro Santa Fé. (Foto: Maristela Brunetto)
Céu fechado na região do Bairro Santa Fé. (Foto: Maristela Brunetto)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias