Campo Grande registra quarta menor umidade do ar entre capitais brasileiras
Índice chegou a 24% nesta terça-feira (15), abaixo do recomendado pela OMS
Campo Grande registrou, nesta terça-feira (15), a quarta menor umidade relativa do ar entre as capitais brasileiras, com apenas 24%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O nível está muito abaixo do mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que varia entre 50% e 60%, e acende o alerta para problemas respiratórios, desidratação e retenção de poluentes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande enfrenta alerta de saúde devido à baixa umidade do ar, registrando 24%, a quarta menor entre as capitais brasileiras, segundo o Inmet. A OMS recomenda umidade entre 50% e 60%. A população deve evitar exposição ao sol, hidratar-se e evitar bebidas alcoólicas. O tempo seco agrava problemas respiratórios e aumenta casos de tosse, dor de cabeça e irritação nos olhos. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias são os mais afetados. Uma frente fria prevista deve trazer chuvas e queda de temperatura, com mínimas chegando a 5°C em algumas cidades. Especialistas recomendam hidratação e proteção contra as variações climáticas.
Em relação ao âmbito nacional, a Capital só ficou atrás de Cuiabá (21%), São Paulo (23%) e Belo Horizonte (23%). Todos os 79 municípios entraram em alerta de perigo, com orientação para evitar exposição ao sol, principalmente entre 11h e 15h.
A recomendação é que a população beba bastante água, evite exercícios físicos nas horas mais quentes e não consuma bebidas alcoólicas, que podem agravar a desidratação. Umidificadores de ar, toalhas molhadas e recipientes com água ajudam a melhorar a qualidade do ar nos ambientes fechados.
O calor seco também traz impactos para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, como rinite, sinusite e asma, que tendem a piorar com o tempo seco. Médicos alertam para o aumento de casos de tosse, dor de cabeça e irritação nos olhos.
De acordo com a Climatempo, uma frente fria prevista para esta semana deve provocar pancadas de chuva em parte do Estado e derrubar as temperaturas. A previsão indica frio em todas as regiões, com mínimas podendo chegar a 5 °C em algumas cidades.
A orientação dos meteorologistas é que a população se prepare para a queda brusca de temperatura nos próximos dias, mantendo a hidratação e protegendo-se contra as variações climáticas bruscas.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.