ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

CCR vai plantar 240 mil árvores para compensar derrubadas em duplicação de BR

Caroline Maldonado | 21/01/2016 13:14
Diretor-presidente da CCR MSVia, Maurício Soares, assinou termo com diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck (Foto: Divulgação/Semade)
Diretor-presidente da CCR MSVia, Maurício Soares, assinou termo com diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck (Foto: Divulgação/Semade)

Nos próximos três anos, os Parques Estaduais das Várzeas do Rio Ivinhema, no município de mesmo nome e das nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica, ganharão novas 241.161 árvores nativas. O plantio é uma exigência do licenciamento ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), como compensação florestal pelas obras de duplicação da CCR MSVia, na BR-163.

As novas árvores vão compensar a retirada de plantas, que estavam em mais de nove metros, próximas ao acostamento, por motivo de segurança. A concessionária vai plantar as mudas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica à partir de março deste ano. O local foi indicação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), cujo o diretor-presidente, Jaime Verruck, assinou termo de compromisso junto ao diretor-presidente da CCR MSVia, Maurício Soares Negrão, na semana passada.

“O plantio das mudas possibilita a duas importantes Unidades de Conservação Ambiental, o Parque das Várzeas do Rio Ivinhema e o das Nascentes do Rio Taquari uma significativa ampliação da flora nativa. A escolha foi estratégica, garante maior diversidade a biomas distintos e amplia nosso papel na proteção dos recursos naturais”, avalia Jaime Verruck, que também é secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

As mudas são oriundas de dois viveiros próximos a cada um dos parques. O plantio é referente ao cronograma que estabeleceu o marco de 10% da duplicação da rodovia. Em agosto de 2015, a concessionária liberou 41 quilômetros de pista duplicada da BR 163, na região de Caarapó, Bandeirantes, Camapuã e São Gabriel do Oeste. Com isso, foi entregue total de 89,1 quilômetros, o que equivale a mais de 10% dos 806,3 quilômetros previstos para duplicação. As obras começaram em maio de 2014 e a conclusão é prevista para 2019.

No início deste mês, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento no valor de R$ 2,319 bilhões para continuação das obras. “Haverá muitos outros programas de plantio de mudas. Esta é apenas a primeira fase. Temos um compromisso com a sustentabilidade e uma orientação que visa a preservação ambiental”, comentou Maurício.

A Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e a CCR MSVia planejam também a realização conjunta de palestras, campanhas de prevenção e de treinamento para minimizar possíveis impactos de acidentes com o transporte de cargas perigosas na BR-163/MS.

Nos siga no Google Notícias