ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Cheia do rio Paraguai ameaça colocar áreas rurais em estado de emergência

Adriano Fernandes | 19/05/2018 18:43
Na régua instalada na Marinha, em Ladário, o nível do rio Paraguai já superou os 5,12 metros. (Foto: Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec-MS))
Na régua instalada na Marinha, em Ladário, o nível do rio Paraguai já superou os 5,12 metros. (Foto: Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec-MS))

A Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul realizou na última quinta (17) e sexta-feira (18), vistoria nos trechos inundados da Estrada Parque (MS-228), entre Corumbá e o distrito do Porto da Manga, afetadas pelo transbordamento do rio Paraguai.

Com tendência de aumento no nível do rio até junho, a previsão é de que o município decrete situação de emergência na área rural, nos próximos dias. O coordenador da coordenadora, tenente-coronel Fábio Catarineli, percorreu de carro os principais trechos de inundação e avaliou os impactos causados até agora pela subida das águas nas áreas ribeirinhas.

O volume de água sobre a estrada, por exemplo, já não permiti o acesso à comunidade do porto, situado à beira do Rio Paraguai, onde o Governo do Estado suspendeu temporariamente a travessia de balsa.

A vistoria realizada na região dará embasamento técnico à decisão do Governo do Estado de decretar o estado de emergência na área rural de Corumbá. “A tendência do rio é subir mais, até meados de junho, e temos que nos manter em alerta” disse o tenente-coronel.

Os levantamentos serão apresentados ao prefeito Marcelo Iunes, que tomará uma decisão conforme o recomendado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que mantém monitoramento de toda a área inundada.

O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente Isaque do Nascimento ressaltou que um decreto, dentre outros fatores, permite ao município captar recursos federais para atender os ribeirinhos – estima-se em 2.500 pessoas atingidas pelas águas – e minimizar os prejuízos dos fazendeiros.

Cheia - Desde o mês de fevereiro fazendeiros da região estão retirando o gado de áreas inundáveis e muitas propriedades estão isoladas, segundo o Sindicato Rural de Corumbá. Alerta da Embrapa Pantanal, em março, recomendou a imediata retirada do rebanho bovino das regiões do Abobral, Nhecolândia e Nabileque.

Na régua instalada na Marinha, em Ladário, o nível do rio Paraguai já superou os 5,12 metros -, com estimativa, segundo a Embrapa Pantanal, de atingir os 5,78 metros, inundando entre 71 km ² e 90 km² da planície. O órgão considera uma cheia média, mas com uma diferença das demais: esse ano choveu forte no baixo Pantanal, influenciando na inundação, que é causada, em grande parte, pelas precipitações na parte alta (Mato Grosso).

Nos siga no Google Notícias