ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Choque de ciclone do Atlântico com umidade amazônica traz chuva a MS

Primeira semana de dezembro deve ter tempo instável, prevê Inmet

Jones Mário | 01/12/2019 16:42
Na Capital, céu deve seguir parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas (Foto: Marcos Maluf)
Na Capital, céu deve seguir parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas (Foto: Marcos Maluf)

A primeira semana de dezembro começa com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo Mato Grosso do Sul, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O tempo instável se deve à convergência de ventos e de umidade estabelecidas sobre o Estado.

Segundo reportou a meteorologista Helena Turon Balbino, ciclone no Atlântico promove ventos de leste úmidos e com temperaturas amenas sobre território sul-mato-grossense.

Estes ventos se encontram no Estado com a divergência de massa em altos níveis e instabilidades de ondas curtas em níveis médios da atmosfera, além de calor e umidade transportados da região amazônica por ventos de noroeste em níveis baixos.

O Inmet emitiu alerta de tempestade para todo o Estado, válido até 8h desta segunda-feira (2). O instituto avisa que podem ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.

A instituição ainda orienta para evitar abrigo debaixo de árvores em caso de rajadas de ventos, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também não são recomendados.

Em Maracaju, enxurrada encobriu obras na Rua Dom Pedro Primeiro (Foto: Defesa Civil de Maracaju)
Em Maracaju, enxurrada encobriu obras na Rua Dom Pedro Primeiro (Foto: Defesa Civil de Maracaju)

No interior, as chuvas já atingem Maracaju neste domingo (1º). Conforme divulgou a Defesa Civil do município, enxurrada encobriu obras de drenagem na Rua Dom Pedro Primeiro, bairro Alto San Raphael. Os ventos ainda forçaram ao rompimento de cabo de energia elétrica na Rua Zebulândia.

Em Campo Grande, o Inmet estima temperaturas entre 29°C e 23°C nesta segunda-feira (2), com céu de parcialmente nublado a nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente pela tarde.

A máxima na Capital deve apresentar leve declive na terça-feira (3), com termômetros em até 27°C. Na quarta (4), as temperaturas devem oscilar de 21°C a 28°C.

O calor deve aumentar na quinta-feira (5), quando, segundo o Inmet, a máxima deve ficar em 33ºC.

Nos siga no Google Notícias