ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Chuva chega na Capital e alerta é de tempestade em outros 66 municípios

Os ventos podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora

Por Izabela Cavalcanti | 12/12/2025 09:24


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A sexta-feira iniciou com chuva em diversos bairros de Campo Grande, incluindo Jardim Paulista, Vila Nasser e Centro, após um início de manhã com céu nublado e sol em algumas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade válido até domingo para 67 municípios, com previsão de chuvas de até 50 milímetros diários e ventos que podem atingir 60 quilômetros por hora, além de possível queda de granizo.

A sexta-feira (12) começou com chuva em Campo Grande, confirmando o alerta de tempestade previsto, considerado como perigo potencial. A precipitação ocorre em alguns bairros, como: Jardim Paulista, Vila Nasser, Vivendas do Bosque, Vila Margarida, Centro, São Bento e Oliveira 2.

Logo no início da manhã, o cenário foi de céu nublado, mas com sol em algumas regiões. Além disso, a previsão do tempo já indicava um dia instável no Estado, com previsão de chuvas fortes em várias regiões.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu comunicado de tempestade válido até domingo (14). Há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia.

Os ventos podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, com previsão de queda de granizo. A temperatura em Campo Grande varia entre 23°C e 30°C nesta sexta.

Chuva chega na Capital e alerta é de tempestade em outros 66 municípios
Chuva na Avenida Eduardo Elias Zahran (Foto: Marcos Maluf)

A meteorologista do Inmet, Tatiane Paz, diz que o leste de Mato Grosso do Sul tem “ingredientes" suscetíveis a um tornado, que são: instabilidade, umidade e cisalhamento, que é a variação do vento.

Os municípios que podem estar mais dispostos ao tornado são: Paranaíba, Inocência, Água Clara e Três Lagoas, que são os que fazem divisa com São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

“A gente não consegue indicar onde vai ter e como vai ter. Conseguimos ver se tem alguns ingredientes, quando a gente tem alguns desses ingredientes, não pode descartar a ocorrência desses fenômenos. Não descartamos, mas também não podemos afirmar que vai ter”, explicou. Ainda de acordo com ela, para acontecer um tornado é preciso ter uma tempestade antes.

São 67 municípios na lista do alerta de tempestade: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia.

Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados , Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul.

Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.