ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Controlado, fogo no Pantanal de Corumbá queimou 15 hectares

Segundo o Prevfogo, chamas avançaram por faixa contínua superior a 10 quilômetros de extensão

Por Viviane Oliveira e Silvio Andrade | 27/11/2025 10:52


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio que durou quatro dias no Pantanal de Corumbá foi controlado na madrugada de quinta-feira (27). O fogo consumiu cerca de 15 hectares de mata fechada às margens da MS-228, na Estrada Parque, unidade de conservação que se conecta à BR-262.A área afetada, localizada entre o Rio Paraguai e o Maciço do Urucum, apresentava vegetação seca e densa. Brigadistas do Prevfogo e bombeiros combateram as chamas, que se estenderam por mais de 10 quilômetros. Com temperaturas próximas aos 40 graus, equipes permanecem monitorando a região para evitar novos focos.

Brigadistas e bombeiros conseguiram controlar, na madrugada desta quinta-feira (27), os focos de incêndio que permaneceram ativos por quatro dias em área de mata fechada que margeia a MS-228. A via integra a Estrada Parque, unidade de conservação que começa na interligação com a BR-262 (Buraco da Piranha), no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), o fogo se alastrou por uma faixa contínua de mais de 10 quilômetros de extensão, estimando-se que a área queimada foi de 15 hectares. Os focos se concentraram numa região de vegetação muito seca e densa entre o Rio Paraguai e a encosta da serra que compõem o Maciço do Urucum, distante 35 km de Corumbá. As causas ainda não foram identificadas.

Os focos foram extintos por volta de 5h desta quinta-feira e duas equipes do Prevfogo, com 14 brigadistas, se deslocaram da base na cidade para a área, por volta de 10h, para fazer o trabalho de rescaldo e monitoramento. Faz muito calor na região, em torno de 40 graus, elevando o risco de reincidência das chamas. O tráfego pela Estrada Parque está normal.

O incêndio florestal de média proporção persistia havia três dias e as chamas, cuja origem ainda era desconhecida, avançavam por uma região de capim denso, impulsionadas pelo calor acima de 38 °C e pelo vento forte. A base do Prevfogo em Corumbá havia enviado reforço com mais uma equipe e veículos, mas a área destruída ainda não tinha sido dimensionada. Os focos ficavam na região de influência da MS-228, a Estrada Parque.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.