ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Deputado vai ao MPF contra licenciamento para pequenas hidrelétricas

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 09/06/2011 10:57
Petista reclama da falta de estudos globais sobre impactos das PCHs. (Foto: Divulgação/assessoria)
Petista reclama da falta de estudos globais sobre impactos das PCHs. (Foto: Divulgação/assessoria)

O deputado Paulo Duarte (PT) ingressou no MPF (Ministério Público Federal) ação cautelar que pede suspensão dos processos de licenciamento para as PCHS (Pequenas Centrais Hidrelétricas) na Bacia do Alto Paraguai.

O parlamentar reclamou, durante sessão nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa, da falta de estudos globais sobre os impactos que as PCHs irão causar.

Para ele, os levantamentos realizados até agora têm sido feitos de forma isolada e se concentram apenas nas regiões onde as centrais estão sendo construídas.

Outro argumento do deputado é que a construção dos empreendimentos poderão causar a redução na vazão e também uma queda na qualidade da água.

Na ação, o petista cobra os levantamentos por meio de AAI (Avaliação Ambiental integrada) e AAE (Avaliação Ambiental Estratégica).

Conforme resolução da Aneel, PCH é toda usina hidrelétrica de pequeno porte, cuja capacidade instalada seja superior a 1MW e inferior a 30 MW. A área do reservatório deve ser inferior a três quilômetros quadrados.

Das 116 Pequenas Usinas previstas para serem construídas na Bacia do Alto Paraguai, segundo informações da assessoria do deputado, pelo menos 29 já estão instaladas e em operação.

A suspensão dos licenciamentos já havia sido recomendada pelo MPF, mas a ação ingressada pelo parlamentar visa acelerar o processo.

Nos siga no Google Notícias