ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Domingo quente antecede frente fria que trará mínima de 0°C e geada em MS

Segundo a previsão meteorológica, o domingo (22) começa com sol, mas a paisagem deve mudar ao longo do dia

Por Dayene Paz | 22/06/2025 07:15
Domingo quente antecede frente fria que trará mínima de 0°C e geada em MS
Céu de Campo Grande na manhã deste domingo. (Foto: Osmar Veiga)

Prepare os casacos e, se puder, uma coberta extra para a cama. Mato Grosso do Sul vai encarar uma virada brusca no tempo, com a chegada de uma frente fria que promete derrubar as temperaturas e trazer até risco de geada em algumas regiões.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Frente fria causa queda brusca de temperatura em Mato Grosso do Sul. Previsão indica chuva, ventos fortes e risco de geada no sul do estado. A partir de domingo (22), MS enfrenta mudança climática com chegada de frente fria. Temperaturas mínimas podem variar de 0°C a 19°C e máximas entre 19°C e 31°C, dependendo da região. Sul do estado terá maior impacto, com possibilidade de geada na terça-feira (24). Ventos podem ultrapassar 60 km/h. Nova frente fria prevista para o final do mês promete manter o frio intenso.

Segundo a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o domingo (22) começa com sol, mas a paisagem deve mudar ao longo do dia. A aproximação de uma nova frente fria, carregada de umidade e instabilidades, aumenta a nebulosidade e traz possibilidade de chuva fraca a moderada em todo o estado. No sul, a condição é ainda mais severa: há chance de tempestades localizadas com raios e rajadas de vento.

O cenário fica ainda mais gelado na segunda-feira (23), quando o ar frio avança com força e muda a dinâmica do dia. É o que os meteorologistas chamam de "mínima invertida": as temperaturas começam mais altas pela manhã, mas caem rapidamente ao longo das horas, chegando a valores entre 4°C e 6°C em algumas cidades do sul do estado.

Além da chuva, o vento também será um fator importante: podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h, segundo o serviço meteorológico.

A terça-feira (24) deve ser o ápice do frio. É quando o termômetro pode chegar perto do 0°C em cidades do sul, com previsão de mínima entre 0°C e 2°C. Em algumas áreas, não está descartada a formação de geada.

Como ficam as temperaturas?

  • Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas de 4°C a 15°C e máximas de 19°C a 27°C
  • Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 8°C e 19°C, máximas de 20°C a 30°C
  • Bolsão, Leste e Norte: mínimas de 10°C a 16°C e máximas de 24°C a 31°C
  • Campo Grande: entre 10°C e 18°C nas mínimas, e máximas de 22°C a 28°C.

E quem acha que o frio termina rápido, pode se enganar. Entre os dias 26 e 27 de junho, uma nova frente fria deve reforçar o ar gelado, mantendo o inverno rigoroso em todo o estado até o fim do mês.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias