ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Domingo terá máxima de 38ºC e instituto alerta para baixa umidade do ar

A umidade do ar deve ficar abaixo de 15% e as temperaturas podem ultrapassar os 38°C em grande parte do Estado

Viviane Oliveira | 09/09/2018 07:00
Prédios, árvores e céu azul compõem cenário (Foto: Marina Pacheco)
Prédios, árvores e céu azul compõem cenário (Foto: Marina Pacheco)

O domingo será de calorão em Mato Grosso do Sul com temperatura máxima de 38ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão é de tempo claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixa umidade relativa do ar, especialmente no nordeste, centro-norte e centro-leste. Não há previsão de chuva. O instituto emitiu aviso de baixa umidade relativa do ar em 54 dos 79 municípios.

Em Campo Grande, a máxima será de 33ºC, em Rio Brilhante, Naviraí, Nioaque, Coxim, Dourados e Ponta Porã 34ºC, em Corumbá, Miranda, Porto Murtinho e Aquidauana 36ºC, em Chapadão do Sul, Costa Rica, Três Lagoas, Inocência, Selvíria e Paranaíba 37ºC, em Sonora, Rochedo, Terenos, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia 38ºC.

A umidade do ar deve ficar abaixo de 15% e as temperaturas podem ultrapassar os 38°C em grande parte do Estado. No Pantanal a umidade estará próxima de 20% em grande área. O tempo seco traz problemas respiratórios, pois diminui a resistência da membrana nasal. Também é nesse período que se inala mais materiais poluentes deixando, assim, mais baixa a resistência contra vírus e bactérias. Outro problema do tempo seco e quente são as queimadas, que ocorrem com mais facilidade.

Atenção - Quando a umidade fica em 30% (o recomendado é de 60%), a classificação é de estado de alerta. Os exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados entre 11h e 15h.Também é preciso ficar atento ao consumo de água para hidratar o organismo e umidificar o ambiente, com auxílio de vaporizador, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Além de Campo Grande, as cidades que devem ficar em alerta em razão da baixa umidade relativa do ar são: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Nos siga no Google Notícias