ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Ecoponto Itinerante vai a bairro em tentativa de conter lixões pela Capital

Serão recolhidos recicláveis, entulho, eletrônicos, móveis e podas

Por Aline dos Santos | 06/04/2024 14:14
Sofá descartado irregularmente em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Sofá descartado irregularmente em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Destinado à coleta de lixo, o 1º Ecoponto Itinerante da Capital será levado à Associação de Moradores do Jardim das Perdizes. O serviço vai ficar disponível entre segunda-feira (dia 8) e sábado (dia 13).

A iniciativa é para recolher recicláveis, entulho da construção civil, resíduos eletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas. O limite de resíduos a serem recebidos no local será de 1 m³ (metro cúbico) por dia e por CPF (Cadastro de Pessoa Física). Para os materiais recicláveis não haverá limite de quantidade.

Entre os dias 8 e 12, o atendimento será das 8h às 18h. No dia 13, o material poderá ser levado das 8h às 12h. A iniciativa do Ecoponto Itinerante é um dos resultados da “4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam”, que tem o objetivo de desenvolver soluções inovadoras.

“Esta ação é de grande importância para os moradores, pois os mesmos possuem grandes dificuldades nas limpezas dos quintais. O Ecoponto Itinerante irá diminuir os focos de dengue e a proliferação de insetos e animais peçonhentos, pois os resíduos serão descartados corretamente. Irá contribuir também na sensibilização de como organizar e descartar os resíduos para a coleta”, afirma a presidente da Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, Elza Oliveira da Silva.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, a implantação de um Ecoponto Itinerante será um auxílio gigantesco às ações que a prefeitura tem realizado no combate à dengue.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

“Estamos colocando em ação um sonho antigo da comunidade que é a instalação de mais ecopontos em Campo Grande. De forma inédita, percorrerá os bairros de nossa cidade e contribuirá para minimizar o descarte irregular de resíduos”, diz a diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Maria Jacob Domingues.

Embora a cidade conte com cinco ecopontos fixos, a Prefeitura de Campo Grande recolhe das ruas e terrenos abandonados cerca de 7 toneladas de lixo por dia.

A associação de moradores fica localizada na Rua Lurdes Coelho Costa, 35, Jardim das Perdizes.

Serviço - Os ecopontos de Campo Grande estão nos seguintes endereços: Rua Sagarana com Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá; Rua Piraputanga, esquina com Rua Guarulhos, no Jardim Noroeste; Rua Pacajus, 194, no Nova Lima; Avenida Roseira, no Bairro União; e na Rua Copaíba, nas Moreninhas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias