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Meio Ambiente

Em 10 anos, atropelamentos mataram 700 antas e 21 onças em MS

Projeto em análise no Congresso visa diminuir colisões com animais silvestres

Por Kamila Alcântara | 22/09/2025 14:22
Em 10 anos, atropelamentos mataram 700 antas e 21 onças em MS
Tamanduá filhote morto às margens da BR-262 (Foto: Paulo Francis)

O Mato Grosso do Sul concentra casos emblemáticos de colisões entre veículos e animais silvestres. Entre 2013 e 2024, o projeto Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), registrou cerca de 700 antas atropeladas nas estradas do Estado, além de 48 mortes humanas relacionadas a esse tipo de acidente. No trecho da BR-262 entre Corumbá e Miranda, monitorado pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro), foram contabilizadas 21 onças-pintadas mortas desde 2016.

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Em uma década, Mato Grosso do Sul registrou 700 antas e 21 onças-pintadas mortas por atropelamento em suas rodovias, além de 48 óbitos humanos relacionados a esses acidentes. Os dados foram coletados pelo projeto Incab-IPÊ e pelo Instituto Homem Pantaneiro entre 2013 e 2024.Para enfrentar esse problema, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 466/2015, que propõe diretrizes para reduzir atropelamentos de fauna. A iniciativa prevê a criação de um cadastro nacional e a instalação de estruturas de travessia, como túneis e passagens aéreas, tendo apoio de diversas organizações ambientais.

Esses números locais se inserem em uma realidade nacional ainda mais preocupante: segundo o CBEE (Centro Brasileiro de Estudos de Ecologia de Estradas), aproximadamente 475 milhões de animais silvestres morrem por ano em rodovias brasileiras, uma média de 15 a cada segundo.

Diante desse cenário, ganha força no Congresso Nacional o Projeto de Lei 466/2015, que cria diretrizes para reduzir atropelamentos de fauna. A proposta, que já passou por todas as comissões, aguarda votação em Plenário. Entre as medidas previstas estão a criação de um Cadastro Nacional de Atropelamentos de Fauna, a definição de responsabilidades entre concessionárias e governos e a instalação de estruturas de travessia, como túneis e passagens aéreas.

No Mato Grosso do Sul, organizações como o IHP, que integra o Observatório Rodovias Seguras para Todos, defendem a aprovação do projeto. A entidade participou da elaboração do manifesto “A Fauna Pede Passagem: por vidas humanas e animais”, também assinado por SOS Pantanal, Onçafari, Instituto Libio, IPÊ e ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).

Segundo os defensores da proposta, a lei pode reduzir riscos nas estradas, salvar vidas humanas e de animais e ainda diminuir os prejuízos econômicos causados pelos acidentes. No Estado, onde estradas cortam áreas de ocorrência de grandes mamíferos, a expectativa é de que as medidas ajudem a evitar novas perdas.

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